Mais de 3 mil pessoas participam da votação final INSP!
Concurso premiou vídeos de até 3 minutos. Conheça mais sobre os três vencedores

Publicado em: 04 de dezembro de 2018 11h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2018 12h12min

Na última segunda-feira (3) a UFFS divulgou os vídeos ganhadores da primeira edição do concurso Interprete sua Pesquisa, o INSP!

Os três vídeos mais votados pelo público, entre os 10 finalistas, receberão recursos na ordem de até R$ 3 mil para participação em eventos acadêmicos. No total, os 3.641 pessoas participaram da votação final.

A coordenadora do INSP!, Isabella Noleto, que é relações públicas da UFFS, explica que o INSP! é mais uma forma de levar o conhecimento que é produzido dentro da Universidade até a comunidade regional, dessa vez, de uma forma criativa e com linguagem mais acessível. “Com essa ideia, buscamos algumas inspirações. Depois de algumas pesquisas, dois projetos nos chamaram a atenção: Dance Your PhD, da revista britânica Science, e FameLab, da British Council. Nos inspiramos neles, mas desenvolvemos nosso próprio formato de interpretação. E assim surgiu o Interprete Sua Pesquisa”, explica.

Conheça mais sobre o formato do INSP!

De acordo com EDITAL Nº 1174/GR/UFFS/2018,  os três vídeos mais votados pelo público e que receberão a premiação são:

1. Você sabe o que é o teste do pezinho? 786 votos

2. Incubadora em Ação – 763 votos

3. Potencial efeito do Tucumã (Astrocaryum aculeatum) em um modelo experimental in vitro de degeneração macular relacionada à idade – 642 votos

 

Conheça mais sobre as três pesquisas

Você sabe o que é o teste do pezinho?

Esse vídeo é de autoria da aluna Fernanda de Oliveira, do curso de Medicina do Campus Passo Fundo, e faz parte da pesquisa intitulada “Triagem neonatal: adesão e diagnóstico de hipotireoidismo congênito”. A pesquisa busca identificar a taxa de adesão ao teste do Pezinho e também determinar a prevalência do Hipotireoidismo Congênito, entre janeiro de 2014 e julho de 2018, entre os nascidos vivos no município de Passo Fundo-RS. A pesquisa terá como benefício direto a orientação aos participantes pela equipe de pesquisa quanto à importância de realização do Teste do Pezinho.

Assista ao vídeo Você sabe o que é o teste do pezinho?

 

Incubadora em Ação

O vídeo apresenta a Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos e Solidários (ITCEES) do Campus Cerro Largo, que é um laboratório voltado para o desenvolvimento de ações de incubação em cooperativas e empreendimentos econômicos solidários. Ela atua por meio de ações de extensão, prestando assessoria técnica e social aos empreendimentos incubados. É um espaço interdisciplinar que tem a estrutura necessária para realização de pesquisas, projetos, estudo e principalmente a escrita. Com isso, nela já foram promovidos trabalhos de conclusão de cursos, relatórios de estágios com os incubados, projetos de dissertações, artigos científicos e inclusive livros. Há dois anos, por exemplo, a ITCEES assessora a Rede Missioneira de Agricultura Familiar (REMAF) e a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Cerro Largo (COOPACEL) através de assistência técnica. A ITCEES também atua junto a um grupo de catadores do município de Cerro Largo, a Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (COOPERCAUN), com projetos sobre a segregação dos resíduos sólidos urbanos. O objetivo é organizar a associação de catadores para que o município consiga regularizar o espaço destinado à coleta de resíduos sólidos e implementação da coleta seletiva no município de Cerro Largo.

Assista ao vídeo Incubadora em Ação

 

Potencial efeito do Tucumã (Astrocaryum aculeatum) em um modelo experimental in vitro de degeneração macular relacionada à idade

Essa pesquisa, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar do Campus Chapecó em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), se propõe a investigar o potencial efeito do extrato de Tucumã, um fruto nativo da região Amazônica, de prevenir e minimizar os efeitos da degeneração macular relacionada à idade, uma doença crônica, de alta incidência em idosos e principal causa de cegueira nessa população. O Tucumã é rico em compostos bioativos como: vitamina A, ômega 3, 6 e 9, carotenóides, catequinas e quercetina que podem apresentar efeitos para saúde visual. De acordo com os objetivos da pesquisa, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para estender a vida útil e manter a visão boa e funcional, uma vez que a degeneração macular relacionada à idade não tem cura.

Assista ao vídeo Potencial efeito do Tucumã