INSP! UFFS lança concurso “Interprete sua Pesquisa”
O foco do concurso é a popularização da ciência. Para participar, os pesquisadores deverão interpretar, em linguagem criativa e acessível, seus temas de pesquisa.

Publicado em: 03 de maio de 2018 09h05min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2021 17h01min

Com objetivo de estimular a comunidade acadêmica da UFFS a divulgar, em linguagem acessível e criativa, os trabalhos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação desenvolvidos na Instituição, foi lançado o INSP! Interprete sua Pesquisa.

A proposta do Insp! é que os pesquisadores da UFFS (sejam técnicos, professores ou alunos) participem do concurso interpretando o seu tema de pesquisa de forma simples, clara e com uma linguagem acessível à população em geral. A ideia é que eles produzam pequenos vídeos, de até 3 minutos, sobre a pesquisa. No vídeo, os pesquisadores podem utilizar várias linguagens artísticas para expressar sua pesquisa, como dança, canto, desenho, stop motion, etc.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

De acordo com Isabella Noleto, relações públicas da UFFS, o desafio sempre foi pensar em como aproximar o público não especializado das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Universidade. “Queríamos algo que fosse criativo e que fugisse da linguagem técnica academicista. Buscamos uma forma de contribuir para a democratização do acesso a esse conhecimento. Esse foi o ponto de partida. A partir disso, nos baseamos em dois projetos: Dance Your PhD, da revista britânica Science, e FameLab, da British Council, uma organização internacional do Reino Unido. Com essas inspirações, desenhamos o INSP!”, explica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS afirma que o INSP! gerará muitos benefícios para toda a comunidade. “A pesquisa é um investimento público de grande vulto e importância. A divulgação é também uma forma de dar visibilidade ao trabalho que é realizado na UFFS. Dessa maneira, a comunidade e o grande público poderão conhecer melhor a Universidade, seus pesquisadores e os temas que estamos pesquisando”, comenta.

Para Trevisol, divulgar é também uma forma de ampliar o envolvimento da sociedade no mundo da ciência. “A chamada popularização da ciência tornou-se uma dimensão fundamental nos últimos anos, pois a sociedade precisa conhecer e debater o conhecimento que é produzido. Queremos que os resultados dos trabalhos sejam comunicados de forma objetiva, por meio das novas mídias. É importante inovar também na forma de comunicar os resultados. A linguagem escrita (acadêmica, através da publicação de artigos, livros, etc.) cumpre um papel fundamental, mas é preciso diversificar e comunicar por meio de outras linguagens. O vídeo é uma delas”, finaliza.

COMO PARTICIPAR

Podem participar do concurso servidores docentes e técnico-administrativos da UFFS que estejam regularmente matriculados em curso de Graduação ou Pós-graduação, mesmo que em outra instituição, e estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação ou Pós-graduação da UFFS.

A modalidade para participar será a apresentação em vídeo, os quais poderão ser relacionados a trabalhos no âmbito de componentes curriculares, de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, de projetos institucionalizados, de trabalhos de conclusão de cursos, monografias de especialização, teses e dissertações.

A inscrição poderá ser realizada de 3 de maio a 30 de julho, individualmente ou em grupo, com o envio de, no máximo, um vídeo por indivíduo/grupo e uma inscrição por projeto desenvolvido. As propostas devem ser apresentadas por meio do preenchimento de um formulário disponível na página do INSP! www.uffs.edu.br/insp

Os vídeos recebidos serão publicados na fanpage da UFFS (facebook.com/uffsonline). Eles ficarão disponíveis de 7 de agosto a 10 de setembro. As curtidas no vídeo publicado na fanpage comporão os critérios de avaliação das propostas, representando 30% da nota final. Entre outros critérios estão a potencialidade científica, criatividade e a capacidade de “tradução” da pesquisa.

Os dez melhores vídeos serão classificados para uma nova etapa: votação pela comunidade acadêmica, dessa vez via formulário. Após essa etapa, serão divulgados os vencedores, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2018. Os três vídeos de maior nota serão contemplados com o valor de até R$ 3 mil cada, valor que poderá ser utilizado para a participação e apresentação de pesquisas em eventos acadêmicos de grande repercussão nacional ou internacional realizados até o mês de dezembro de 2019.

A comissão de avaliação dos vídeos será composta por servidores ligados à comunicação da UFFS (da Reitoria e dos campi) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O concurso é uma iniciativa conjunta da Diretoria de Comunicação (DICOM) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). Dúvidas podem ser esclarecidas se informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail insp@uffs.edu.br.

Acesse a página do Insp! No site da UFFS: www.uffs.edu.br/insp

Conheça o edital com as normas do Insp! Edital Nº 457/GR/UFFS/2018