Graduação tem nova pró-reitora

Publicado em: 16 de fevereiro de 2011 08h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

A professora doutora Claudia Finger-Kratochvil assumiu na terça-feira (15) a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O ato de transmissão do cargo aconteceu no auditório do campus-sede, em Chapecó, às 17h.

Deixa a função, a pedido, a professora doutora Solange Maria Alves, que acompanha a UFFS desde antes de sua criação, na Comissão de Implantação da universidade. Sob o comando da professora Solange a UFFS iniciou todos os cursos de graduação previstos nos cinco campi em março de 2010, além de consolidar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), a regulamentação da Política de Estágio, a regulamentação do funcionamento da Graduação, a participação na coordenação da Coepe e o início de ações voltadas à criação e desenvolvimento da Política de Formação Continuada para a Docência.

“A experiência foi valiosa, trouxe muitas coisas interessantes. Começar de quase zero, conhecer a construção da universidade, ver os grupos de professores chegando. Vivemos momentos de solidariedade intensa desde o começo. Só foi possível porque as pessoas que chegaram se disponibilizaram. Foi um grande aprendizado, um aprendizado muito bonito: lidar com o coletivo, com a diversidade do coletivo”, destacou a professora.

A professora Claudia, que assume a função, afirma que o primeiro passo é tomar conhecimento da situação de cada uma das diretorias da Pró-Reitoria de Graduação e montar as equipes. Para ela, a Pró-Reitoria não terá grandes mudanças para vencer os desafios já existentes. “Queremos manter o compromisso com a comunidade da Fronteira Sul, um projeto gestado muito antes de estarmos aqui, pela própria comunidade. Espero contar com a colaboração de todos os professores e de todos os técnico-administrativos para chegar aos objetivos da UFFS”, finalizou.

Na cerimônia, o reitor da UFFS, professor doutor Jaime Giolo, lembrou do dia em que chegou a Chapecó, pegou a chave do prédio alugado para a reitoria e ligou para o então reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, para pedir que fosse nomeado, ao menos, o pró-reitor de Graduação. Falou dos momentos de trabalho intenso que a UFFS já viveu e dos que viverá daqui para frente. Mencionou palavras de agradecimento à professora Solange: “queremos agradecer em público o trabalho feito pela professora Solange. Sabemos que não é uma despedida, que a professora vai continuar atuando com a mesma intensidade a UFFS”.

Quanto à professora Claudia, desejou um ótimo trabalho e finalizou: “temos certeza que a professora será uma batalhadora pela UFFS, pela graduação da instituição. Estamos muito satisfeitos com seu aceite para continuar este trabalho e temos muita confiança em você e na equipe que irá organizar”.

Saiba mais sobre a nova pró-reitora de Graduação

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). De 1994 a 2010 foi professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na instituição, exercia, até então, o cargo de diretora de Registro Acadêmico na Pró-Reitoria de Graduação da UFFS.