Capes divulga avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação
UFFS passa a ter 8 programas conceito 4

Publicado em: 15 de setembro de 2022 09h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2022 10h09min

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados preliminares da avaliação quadrienal (2017-2020) dos programas de Pós-Graduação. Neste ciclo, dos programas da UFFS que foram avaliados, 7 programas subiram para conceito 4 e um programa manteve o conceito 4.
Com a publicação dos resultados preliminares a Capes publicou a ficha de avaliação de cada programa, onde constam as avaliações quantitativas e qualitativas dos cursos.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Giacobbo, a Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) trabalhou intensamente para a elevação do conceito do maior número possível de programas, implantando pela primeira vez bolsas Institucionais da UFFS aos programas, bem como, buscando atender todos os Editais de bolsas e/ou recursos junto aos órgãos de fomento, sempre com foco na avaliação quadrienal e, especialmente, para a melhoria das atividades dos Programas de Pós-graduação da UFFS.

Giacobbo também agradeceu o apoio de todos os envolvidos nos programas de pós-graduação. “Este não é um trabalho somente da reitoria, PROPEPG e Diretoria de Pós-graduação, mas de todos os envolvidos, os quais queremos agradecer pela compreensão quando eram cobrados, aos coordenadores de Pós-graduação que incansavelmente trabalharam para esta melhoria, aos docentes, aos técnicos-administrativos que atuam junto as coordenações e aos nossos discentes”, afirmou.

A Diretora de Pós-Graduação, Margarete Dulce Bagatini, também ressaltou a grande conquista da avaliação para a UFFS. “Sabemos das dificuldades de subir de conceito e a seriedade e rigidez da avaliação da CAPES e por isso, consideramos uma grande conquista para a Pós-graduação da UFFS aumentar a nota de 70% dos programas com no mínimo 1 avaliação quadrienal. Isso nos permitirá a submissão de, pelo menos, mais 7 propostas de doutorados já na próxima submissão, que irá até janeiro de 2023]’,explicou.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a avaliação foi uma conquista bastante especial nessa década da pós-graduação da UFFS. “Isso porque sabemos da qualidade dos nossos programas, e contávamos com esse reconhecimento para abraçar novos desafios, como, por exemplo, a submissão de APCN´s de doutoramentos. Parabéns a todos envolvidos!”, concluiu.

Programas da UFFS que subiram para o conceito 4

• Programa de pós-graduação em História – PPGH - Campus Chapecó
• Programa de pós-graduação Profissional em Educação - PPPGPE – Campus Erechim
• Programa de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH - Campus Erechim
• Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA – Campus Erechim
• Programa de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGADR – Campus Laranjeiras do Sul
• Programa de pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul – PPG-SBPAS – Campus Realeza
• Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – PPGDPP – Campus Cerro Largo

Programa que manteve conceito 4

• Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL – Campus Chapecó