Aulas da graduação na UFFS iniciam no dia 21

Publicado em: 17 de fevereiro de 2011 07h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

O segundo ano de atividades de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inicia na segunda-feira (21). Para a recepção aos estudantes, os cinco campi da UFFS – sede, em Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR) – desenvolverão uma programação de recepção aos calouros, com a apresentação da equipe diretiva, momentos de confraternização e atividades culturais.

Para a pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, a UFFS acolherá os estudantes e buscará fazer uma parceria social e acadêmica com o corpo discente. Ainda em relação ao acolhimento, a pró-reitora reitera que as proposições foram pensadas visando ao acolhimento e em nenhum momento ao constrangimento e, portanto, não autoriza qualquer tipo de iniciativa que fira a integridade física ou moral, ou que possa de alguma forma vir a causar constrangimento a qualquer indivíduo. "Chamamos atenção que o Regulamento da Graduação no seu artigo 100 e seguintes, deixa claro o posicionamento da instituição em relação às atividades para esse momento".

Acadêmica, no sentido de firmarem um comprimisso sério no processo ensino-aprendizagem, “especialmente pelo fato de terem a oportunidade de ocupar uma vaga em uma instituição pública e federal, que é o sonho de muita gente – comprovado pelo número de candidatos inscritos no Processo Seletivo”.

No âmbito social, ela sinaliza que a UFFS conta com o engajamento dos alunos em suas comunidades para que seja estabelecida a ligação comunidade-UFFS. “É necessáro o diálogo intenso para a troca de saberes”, destaca. 

Aos alunos, a pró-reitora lembra que é necessário verificar a Portaria 572GR/UFFS/2010, que trata do Calendário Acadêmico, além dos horários das aulas e a localização das salas. Ela chama a atenção para o campus-sede, em Chapecó, que terá um novo local para as aulas dos cursos de Letras, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Pedagogia - o antigo colégio Bom Pastor, no Centro da cidade (Av. Fernando Machado, 108E). Também orienta que os alunos cheguem um pouco mais cedo aos campi para a localização das salas e dos espaços que serão mais utilizados.

 

Veja a programação nos cinco campi da UFFS, o que pensam os coordenadores acadêmicos nos campi e alguns dos novos alunos da instituição

Cerro Largo
21/02 – Acolhida institucional e apresentação dos cursos pela direção e coordenadores de curso
22/02 – Apresentação e início da gincana, com o DCE
23/02 – Apresentação e acolhida por representantes da Reitoria
24/02 – Visita às salas pela direção e setor acadêmico do campus
25/02 – Mateada na praça, com encerramento da gincana e atividades culturais e comunitárias

Pensando no melhor
Coordenador acadêmico em Cerro Largo, Ivann Carlos Lago
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Passamos no último ano, por um trabalhoso, mas bem sucedido processo de consolidação da universidade, dos cursos, do corpo docente e da comunidade acadêmica como um todo. Para o início das atividades letivas de 2011, já poderemos oferecer aos novos alunos uma universidade estruturada, em pleno desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão, que junto com as atividades de ensino – permitirão a realização de nosso projeto de excelência acadêmica.”

Sabendo o que quer
Charles Magner da Silva, 21 anos.

Calouro no curso de Agronomia, Charles, natural de Santa Rosa (RS), já é formado como Técnico Agrícola. Ainda está procurando lugar para morar em Cerro Largo e afirma que vai buscar uma bolsa para conseguir seu objetivo: permanecer na UFFS.
“Espero conseguir um lugar na cidade para poder ficar e permanecer na UFFS, e se possível conseguir uma bolsa. Quero aprimorar a minha formação. Desejo futuramente pesquisar e trabalhar com Manejo de Pragas e Melhoramento Genético e fazer intercâmbio para o exterior.”


Laranjeiras do Sul
23/02 – Acolhida dos alunos
Local: Clube Iguaçu Tenis Clube (Rua Cel Guilherme Paula, 1730 - Getúlio Vargas)
Programação:
8h30 – Acolhida dos alunos com música raiz e gauchesca apresentada por  Paulo Cesar Jaru Tais, Adilson Nogueira e Vitor Ribas.
9h – Composição da mesa (Reitoria, Diretores do Campus, Coordenação de Curso)
9h10min – Hino Nacional
9h15min – Palavra com Direção do Campus LRS
9h50min – Acolhida aos alunos com representantes da Reitoria.
10h55min – Apresentação de Servidores e Professores
11h05min – Mística
11h30min – Encerramento
Depois do encerramento – Reitoria atende à imprensa.

Movimento UFFS-sociedade
Coordenadora acadêmica do campus Laranjeiras do Sul, Betina Meulbert
“Estamos todos muito animados, comprometidos com um ensino de qualidade e cientes dos nossos desafios, que como sabem, são grandes. Nossa comunidade acadêmica está crescendo com a chegada de novos professores e mais alunos. E isso é muito importante, pois quem faz a Universidade são as pessoas e ela terá a cara que nós dermos para ela. Em 2011 projetos de pesquisa e extensão das diversas áreas do conhecimento terão início e com isso se dá mais um passo para alcançar os objetivos da UFFS: produção do conhecimento (pesquisa), formação de recursos humanos (ensino) e a relação com a sociedade (extensão). Queremos construir um movimento entre universidade e sociedade permanente".

Boas referências
Ana Paula Araújo Melo, 18 anos.
A estudante vai iniciar o curso de Engenharia de Aquicultura. Sempre estudou em escola pública, pesquisou a área escolhida para estudar e verificou a falta de profissionais.
“Recebi boas informações dos alunos que já estão na universidade: pela seriedade, reconhecimento na sociedade, ser em tempo integral e realizar atividades práticas ao longo do curso”.


Erechim
Diurno
21/02 – 08h30min – Recepção aos calouros no auditório, com a equipe diretiva do campus, o presidente do Conselho Estratégico Social, Anacleto Zanella, e coordenadores de cursos e representantes das turmas.
22 e 23/02 – Atividades organizadas pelas turmas
25/02 – 08h30min – Recepção dos estudantes pela Reitoria, no auditório, com a presença de representantes da reitoria e de movimentos sociais
2º Lanche da Integração

Noturno
Dia 21/02 – 19h10min – Recepção aos calouros no auditório, com a equipe diretiva do campus, o presidente do Conselho Estratégico Social, Anacleto Zanella, e coordenadores de cursos e representantes das turmas.
Após a recepção: Inauguração das salas na E. E. E. M. Érico Veríssimo, com a equipe diretiva do campus, a diretora da escola, Luciana Alesso, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Demoliner, a coordenadora Regional de Educação, Graciela Regina Gritti Pauli , e o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis.
Dia 22 e 23/02 – Atividades organizadas pelas turmas
Dia 24/02 – 19h10min – Recepção dos estudantes pela Reitoria, no salão de eventos do Seminário Nossa Senhora de Fátima, com a presença de representantes da reitoria e de movimentos sociais
2º Lanche da Integração, com apresentação musical

Consolidar e crescer
Coordenador acadêmico do campus Erechim, Paulo Bittencourt
“As expectativas para o início do semestre letivo são a de intensificar o processo contínuo de consolidação da UFFS como instituição de educação superior de proporções inovadoras para a realidade regional. Destaca-se, nesse sentido, o fortalecimento dos cursos de graduação e a intensificação da vida acadêmica em suas diferentes esferas: as do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A ampla procura de candidatos no processo seletivo, confirmando a tendência que se deu na edição no ano passado, demonstra que a UFFS potencializa um projeto institucional de expansão da educação pública com inclusão social, assegurando especialmente que estudantes provenientes do ensino médio em escola pública tenham garantias de acesso à universidade federal”.

Sonho realizado perto de casa
Fernando Costella, 17 anos.

Vindo de Severiano de Almeida (RS), Fernando é filho de agricultores e já está seguindo a área: é formado Técnico em Agropecuária. Além de conseguir realizar o sonho de cursar Agronomia, poderá continuar morando com os pais.
“Sempre desejei fazer o curso de Agronomia. Meus pais são agricultores e me formei no curso de  Técnico em Agropecuária no ano passado já pensando em seguir a carreira de agrônomo. O fato da UFFS ter se instalado na região veio a colaborar na realização desse sonho porque consegui aliá-lo às questões financeiras, uma vez que se trata de uma universidade pública e também à questão de distância, já que poderei continuar morando com meus pais, uma vez que minha cidade fica próxima a Erechim”.

Realeza
21/02, às 8h e às 19h, no campus – A recepção aos alunos terá a apresentação dos coordenadores de curso, dos docentes que lecionarão neste ano e dos técnico- administrativos. O DCE também irá propor uma “atividade de cunho solidário” com o propósito de reunir acadêmicos voluntários dispostos a coletar alimentos pela cidade para posterior doação.
24/02, às 19h, na Casa de Cultura Professor Antonio Baccin (Rua Sgt Ramiro Silva, s/n, Centro) - Recepção oficial dos alunos com a presença de representantes da Reitoria e demais autoridades convidadas.
Às 18h, a imprensa poderá conversar com os representantes da Reitoria presentes.

Confiança na UFFS
Coordenador acadêmico do campus Realeza, Antonio Marcos Myskiw

“Os cursos de graduação do campus Realeza tiveram ótima procura quando da realização do processo seletivo. A chegada de novos alunos à UFFS sinaliza, entre outras coisas, a confiança depositada pela comunidade dos três Estados do Sul do Brasil na missão, nos princípios norteadores da Universidade, na equipe dirigente e no quadro docente e de técnico-administrativos. Desejávamos iniciar o ano letivo no campus definitivo, mas como tal intento não foi tornado possível, procuramos, nos últimos dois meses, readequar a estrutura existente aos alunos que ingressaram em 2010 e aos que iniciam a vida acadêmica em 2011.”

A federal e o futuro
Magno José Zaleski, 25 anos.

Magno será estudante de Ciências na UFFS. Vindo de Bela Vista da Caróba (PR), ele acredita que estudar em uma universidade federal faz diferença.
“Estudar em uma universidade federal é muita coisa na vida de uma pessoa que quer buscar algo melhor no mundo lá fora, o mercado de trabalho abre muitas portas, mas também exige que você tenha algo a oferecer, que você tenha conhecimento, e pra isso é preciso buscar o conhecimento em algum lugar. Uma 'federal' tem muito peso e nos ajuda e ter uma melhor posição social.”

Chapecó

21/02
Recepção aos alunos com música.
Representantes da reitoria passarão nas salas para dar as boas-vindas e apresentar a instituição.
22/02
- Recepção destinada aos cursos;
- Música no horário do intervalo;
- Atividades dos cursos, com dinâmicas.

Sem perder tempo
Daniel Della Libera, 21 anos.
Vindo de Campos Novos, Daniel vai estudar Agronomia na UFFS. Apesar das aulas do curso iniciarem apenas no segundo semestre, já divide uma casa em Chapecó com outros dois colegas que já estudam desde o ano passado na universidade. Enquanto espera o início das atividades do seu curso, não pretende perder tempo. Tem intenção de matricular-se como aluno-ouvinte em pelo menos três disciplinas neste primeiro período letivo. Quanto à escolha do curso, Daniel comenta que a ênfase em Agroecologia foi fundamental para a decisão.
“Tenho a intenção de concorrer a uma bosla de Iniciação Acadêmica para ajudar a custear as despesas e ter uma aproximação com a área de pesquisa”.