“Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola” é o novo livro publicado pela Editora UFFS
Obra está disponível gratuitamente.

Publicado em: 24 de maio de 2022 09h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2022 15h05min

A Editora UFFS publicou, neste mês de maio, o livro "Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola", organizado por Ronaldo Ribeiro da Silva e Tiago Venturi, que é o primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências. A coleção é organizada por três docentes da UFFS: Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.

O livro oportuniza o compartilhar experiências, reflexões e investigações sobre a saúde na escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento. Constituído de vinte e seis capítulos, o livro busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas desses campos de pesquisa, estudos e prática.

A obra também teve o envolvimento de autores de diversas universidades brasileiras, como da própria UFFS, e também do exterior como, por exemplo, da Universidade do Minho – Braga, Portugal e da Universidade El Bosque – Colômbia.

A obra está disponível de forma gratuita na página da Editora UFFS, no link abaixo:

Editora UFFS

Sobre os organizadores da obra:

Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal (Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Mestre em Educação, linha de pesquisa: o professor e suas práticas educativas (UNINCOR-MG). Licenciatura Plena em Biologia (UNIFEMM/ UNIFOR – MG) e em Pedagogia (ISEED/MG). Atuou como coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA – Campus Altamira. Áreas de concentração de pesquisas: formação de professores de Ciências e Biologia, materiais didáticos, metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, Educação em Saúde Escolar, Educação em Saúde e Diabetes. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É membro do grupo de pesquisa GEMPEA (UEL) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação na Amazônia (GEPSEA) da UFPA/ Campus Altamira.

Tiago Venturi

Docente do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal, no Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Pesquisas e interesses em Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes e Educação Científica. É membro dos grupos de pesquisa JANO (UFPR) e CASULO (UFSC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas – PPGECEMTE/UFPR.