Publicado em: 24 de maio de 2022 09h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2022 15h05min
A Editora UFFS publicou, neste mês de maio, o livro "Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola", organizado por Ronaldo Ribeiro da Silva e Tiago Venturi, que é o primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências. A coleção é organizada por três docentes da UFFS: Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.
O livro oportuniza o compartilhar experiências, reflexões e investigações sobre a saúde na escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento. Constituído de vinte e seis capítulos, o livro busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas desses campos de pesquisa, estudos e prática.
A obra também teve o envolvimento de autores de diversas universidades brasileiras, como da própria UFFS, e também do exterior como, por exemplo, da Universidade do Minho – Braga, Portugal e da Universidade El Bosque – Colômbia.
A obra está disponível de forma gratuita na página da Editora UFFS, no link abaixo:
Sobre os organizadores da obra:
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal (Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Mestre em Educação, linha de pesquisa: o professor e suas práticas educativas (UNINCOR-MG). Licenciatura Plena em Biologia (UNIFEMM/ UNIFOR – MG) e em Pedagogia (ISEED/MG). Atuou como coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA – Campus Altamira. Áreas de concentração de pesquisas: formação de professores de Ciências e Biologia, materiais didáticos, metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, Educação em Saúde Escolar, Educação em Saúde e Diabetes. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É membro do grupo de pesquisa GEMPEA (UEL) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação na Amazônia (GEPSEA) da UFPA/ Campus Altamira.
Tiago Venturi
Docente do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoramento Sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade do Minho – Portugal, no Instituto de Educação – Centro de Investigação de Saúde da Criança (CIEC). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Pesquisas e interesses em Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes e Educação Científica. É membro dos grupos de pesquisa JANO (UFPR) e CASULO (UFSC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas – PPGECEMTE/UFPR.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
25 de abril de 2024
Nossa UFFS
24 de abril de 2024
Erechim