Curso de Medicina Veterinária da UFFS – Campus Realeza apresenta seis trabalhos em encontro nacional
Os seis trabalhos apresentados no evento mostram algumas doenças que afetam o rebanho leiteiro da região Sudoeste do Paraná, entre elas a leucose, uma enfermidade causada por um vírus que provoca o aparecimento de tumores nos animais.
O livro é resultado de um ano de pesquisa desenvolvida pelas professoras no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Boa parte das oficinas foi regida por acadêmicos do curso de Letras, alguns deles tiveram a primeira experiência em sala de aula.
Durante os encontros, os bolsistas apresentam os textos de gênero opinativo – artigo, charge, comentário, entre outros – e de gênero informativo – notícia, reportagem, fotolegenda, etc.
Nesta quarta-feira (17), a UFFS – Campus Realeza está de “Portas Abertas” para que os alunos do ensino médio conheçam os projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, nos quatro cursos de graduação ofertados: Medicina Veterinária; Nutrição; Letras e Ciências: Biologia, Química e Física.
A partir da próxima terça-feira (16), às 14h, a UFFS – Campus Realeza estará de “Portas Abertas”, evento que tem como objetivo integrar os alunos do ensino médio com os projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, nos quatro cursos de graduação ofertados: Medicina Veterinária; Nutrição; Letras e Ciências: Biologia, Química e Física.
Entre os dias 11 e 14 de outubro ocorre um período extraordinário de ajustes.
Para pedir a colaboração dos pais na pesquisa, foi realizada uma reunião na noite de sexta-feira (5), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente, primeiro local onde serão recolhidas as amostras para análise.
A socialização dos trabalhos no seminário foi uma maneira encontrada para dar retorno à comunidade escolar dos municípios de Ampére, Capamema, Realeza e Salto do Lontra, que recebeu os acadêmicos.
Os números de azar das cartelas foram substituídos por imagens de frutas, como mamão, laranja, ameixa, entre outras. A cada item sorteado, as acadêmicas explicavam os benefícios para a saúde de cada alimento.
Além disso, a Direção do Campus irá realizar um período extraordinário de ajustes, entre os dias 11 e 14 de outubro, quando os estudantes poderão solicitar vagas em novas turmas e/ou requererem exclusão de turmas em que estão matriculados.
Os experimentos feitos pelos acadêmicos de Ciências também chamaram a atenção do público, que em média possuía idade entre 10 a 17 anos.
Nessa segunda edição, a Semana Acadêmica de Letras é voltada mais para a extensão, ou seja, tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e escolas da rede pública de ensino, segundo a professora Nívea Rohling da Silva, uma das organizadoras do evento.
Integraram a comissão eleitoral os professores Clóvis Alencar Butzge, Saulo Gomes Thimóteo, o técnico-administrativo Luiz Alberto Cavalli e a discente Lucieli Dalcanalle.
Parceria entre UFFS e Prefeitura de Realeza beneficia famílias atendidas por programas assistenciais
Nesta sexta-feira (21), as acadêmicas estiveram na Comunidade Rural de Alto Boa Vista, local em que são atendidas mensalmente cerca de 50 famílias.