Curso de Letras da UFFS – Campus Realeza promove Semana Acadêmica em outubro

Publicado em: 27 de setembro de 2012 18h09min / Atualizado em: 24 de abril de 2017 13h04min

O curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza irá promover a sua 2ª Semana Acadêmica. O evento, que é gratuito, está marcado para os dias 22 e 23 de outubro, com atividades à tarde e à noite. Neste ano serão quatro minicursos voltados para graduandos e professores da Educação Básica, além de palestras, contação de histórias para alunos de ensino fundamental, exibição de filmes para alunos do ensino médio e um lançamento de livro.

Nessa segunda edição, a Semana Acadêmica de Letras é voltada mais para a extensão, ou seja, tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e escolas da rede pública de ensino, segundo a professora Nívea Rohling da Silva, uma das organizadoras do evento. “A ideia é que o evento seja dirigido mais ao público externo justamente para aproximar o contato entre graduandos do curso de Letras com a esfera escolar. Já para o próximo ano, faremos um evento mais voltado para pesquisa, com apresentação de trabalhos”, comenta.

De acordo com Nívea, outro ponto importante é que os acadêmicos do curso de Letras serão protagonistas no evento, já que eles irão ministrar oficinas para os alunos da rede pública de ensino. “Além de ser um espaço de formação para o graduando, a Semana Acadêmica também é um espaço de exercício para a prática em sala de aula. Enquanto os professores das escolas participam dos minicursos, nossos acadêmicos ministram oficinas para os alunos”, detalha.

Na última noite do evento, haverá o lançamento do livro “A análise dialógica dos gêneros do discurso e os estudos de Letramento: glossário para leitores iniciantes”, escrito pelas professoras Ana Paula da Silveira (IFSC), Nívea Rohling da Silva (UFFS) e Rosângela Rodrigues (UFSC). “Faremos uma distribuição gratuita de vários exemplares do livro para professores e graduandos inscritos no evento”, explica Nívea.

Para a inscrição, graduandos e professores devem preencher a ficha disponível no site do evento http://semanaacademicauffsrlz.blogspot.com.br/ e enviar para o e-mail semanaletrasuffsrealeza@gmail.com. A inscrição para os minicursos será realizada no dia do evento.

Veja aqui a programação completa do evento.