UFFS – Campus Realeza abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com debate

Publicado em: 17 de outubro de 2012 15h10min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 09h04min

Integrando a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu a abertura do evento com um debate alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado na terça-feira (16). O tema em discussão “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo” envolveu pesquisadores, acadêmicos e cooperados.

De acordo com a mediadora do debate, professora Rozane Marcia Triches (UFFS), a atividade tentou trazer a relação entre consumo e a produção de alimentos, revisando essas práticas. “Atualmente, temos hábitos alimentares muito mais industrializados, o que tentamos fazer é repensar essas organizações de modelos agroalimentares para rever também esse hábitos e modelos de produção. Quando se fala em cooperativas, estamos falando de uma forma de organização entre os agricultores familiares para um modelo de produção mais sustentável, que traga o desenvolvimento para região, o qual seja centrado na saúde das pessoas”, enfatiza.

Um dos convidados para o debate, o professor Julian Perez Casarino, da UFFS de Laranjeiras do Sul, destacou a importância da agroecologia na criação de novos mercados para a agricultura familiar. “É uma maneira diferente de produzir alimentos tentando ao máximo ter sistemas de produção parecidos com os ecossistemas locais, mas a agroecologia extrapola essa questão produtiva, pois se criam novos mercados em que haja uma aproximação social, cultural e econômica entre agricultores e consumidores, além de processos de articulação política”, explica.

Outra convidada para o debate foi a assessora de comercialização da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Elisângela Bellanti Loss. A entidade possui mais 80 mil associados no Paraná. As vantagens desse sistema foram apresentadas aos acadêmicos. “O cooperativismo fortalece a agricultura familiar, o que possibilita acesso a políticas públicas de maneira mais consolidada, acesso ao crédito, à comercialização, à formação e à capacitação”, detalha.

Na opinião dos acadêmicos, o debate contribuiu não apenas para área nutricional, mas também no desenvolvimento de novos métodos de produção de alimentos. “Foi muito interessante, houve uma aproximação entre os conhecimentos de agronomia e nutrição, sendo que vai ao encontro das diretrizes que são propostas para nosso curso”, comenta o acadêmico da sexta fase de Nutrição, Gabriel Francisco Cerutti Bonatto.

UFFS de Portas Abertas

Nesta quarta-feira (17), a UFFS – Campus Realeza está de “Portas Abertas” para que os alunos do ensino médio conheçam os projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, nos quatro cursos de graduação ofertados: Medicina Veterinária; Nutrição; Letras e Ciências: Biologia, Química e Física. O evento também está inserido na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A visitação poderá ser feita até o dia 19 de outubro, no horário das 14h até as 18h.

Segundo o coordenador da SNCT na UFFS, Carlos França, vários colégios da região Sudoeste foram convidados para participarem da atividade. “Nesse segundo dia, esperamos a participação de diversas instituições. Nossa expectativa é que mais de 200 alunos venham conhecer o trabalho que a UFFS desenvolve, assim como os cursos ofertados”, comenta.

Os alunos do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste, foram um dos grupos que vieram conferir as atividades na UFFS. Entre eles, estava o aluno do terceiro ano, Eduardo Fontana, que agora tem mais convicção na escolha que fez. “Quero cursar Medicina Veterinária, e conhecer mais a fundo o curso ajuda nessa definição. Estou mais convencido dessa escolha”.

Os acadêmicos têm papel importante no evento, já que eles serão responsáveis em apresentar os projetos de pesquisa, junto com os coordenadores de curso, além de conversarem com os estudantes do ensino médio sobre as experiências desenvolvidas.

O Grupo de Teatro La Broma também preparou uma intervenção poética. O grupo coordenado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto trouxe o espetáculo “Pão e poesia: uma ida à padaria”. A criação da performance foi motivada pelo Projeto Lerelena, que homenageia o centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody. Neste projeto, nove poetisas do sul brasileiro se propõem ao desafio de ler relendo (ler Helena) e interinvencionar.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945. Para este ano, foi debatido o tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.

De acordo com a organização, o Dia Mundial da Alimentação 2012 destaca as cooperativas agrícolas e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo, 70% vivem em áreas rurais onde a agricultura é a principal atividade econômica.