Campus Realeza implanta Centro de Ensino de Línguas e oferta cursos para comunidade
Serão ofertados cursos gratuitos em língua espanhola, língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa.

Publicado em: 31 de agosto de 2017 13h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2017 16h08min

Com objetivo de ofertar cursos de línguas à comunidade acadêmica e regional, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza criou o Centro de Ensino de Línguas (CeLUFFS). Serão ofertados cursos gratuitos em Língua Espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (1º) e seguem até o dia 10 de setembro.

A coordenadora do CeLUFFS de Realeza, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, explica que o programa de Extensão pretende promover um espaço significativo de aprendizagem. "Inicialmente, serão ofertados os cursos de Língua Espanhola e de Libras, futuramente vamos implantar também um voltado para a produção textual. Além de capacitarmos a comunidade nesses cursos, é uma oportunidade para os acadêmicos do curso de Letras, voluntários nos projetos, terem iniciação à prática docente", enfatizou.

Curso de Língua Espanhola

Ao todo, serão ofertadas 20 vagas para o curso que tem duração de 40 horas divididas em encontros semanais. As aulas iniciam no dia 13 de setembro e serão ministradas às quartas-feiras, das 16h às 17h30, no Laboratório 1, sala 106. O curso será coordenado pelos professores Marcos Silva, Ana Carolina Teixeira Pinto e Naiane Carolina Menta Três.

As inscrições e a participação no curso são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail: celuffs.realeza@gmail.com. Os interessados devem informar nome completo, RG, CPF, data de nascimento e profissão.

São voluntários na atividade os acadêmicos Kemelly Cardoso, Patrícia Oliveira, Ramunielly Bonatti, Vanusa Aparecida Portilhiotti Rosa e Willian Henrique Cândido Moura.

Curso de Libras

Também com a oferta de 20 vagas e com duração de 40 horas, o Curso de Libras tem como objetivo instigar os participantes ouvintes a buscarem informações sobre surdez, a conhecerem as especificidades do ser e estar surdo na sociedade e a aprenderem um meio para se comunicar com a pessoa surda.

As aulas iniciam no dia 11 de setembro, sendo ministradas sempre às segundas-feiras, das 15 às 17 horas, no Laboratório 1, sala 106. O curso será ministrado pela tradutora e intérprete de Libras, Tatiani Cristina Ferreira de Lima.

As inscrições e a participação no curso são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail: celuffs.realeza@gmail.com. Os interessados devem informar nome completo, RG, CPF, data de nascimento e profissão.