Projeto de Pesquisa traça perfil dos usuários da rede de atenção primária em Passo Fundo
O projeto busca conhecer melhor os adultos e idosos que são atendidos pelas unidades de saúde do município

Publicado em: 26 de setembro de 2019 09h09min / Atualizado em: 26 de setembro de 2019 10h09min

Em uma iniciativa inédita, uma equipe de pesquisadores da UFFS – Campus Passo Fundo conduz uma pesquisa com o intuito de conhecer melhor os adultos e idosos atendidos na rede de atenção primária à saúde de Passo Fundo.

O projeto de pesquisa  “Adultos e idosos usuários do sistema único de saúde: uma caracterização epidemiológica a partir da atenção primária”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é coordenado pelos professores Ivana Loraine Lindemann e Gustavo Olszanski Acrani e conta com mais de 10 docentes do curso de Medicina e 28 estudantes, dos quais dois são bolsistas de Iniciação Científica.

Pela primeira vez, a partir da aplicação de questionários, serão obtidas informações importantes sobre as pessoas atendidas nas unidades básicas de saúde (UBS) e nos centros de atenção integral à saúde (CAIS). A coleta de dados foi finalizada em setembro, totalizando 1.443 entrevistas. A população será caracterizada quanto a aspectos sociodemográficos, ocorrência de doenças e conhecimento e comportamento em saúde.

Os principais resultados serão divulgados para a população e, de forma detalhada, serão apresentados à Secretaria de Saúde para que possam ser utilizados na qualificação dos serviços oferecidos.

Segundo a Profª Ivana, "atividades dessa natureza fortalecem não só a formação do estudante como também a inserção da UFFS na comunidade".

Amauri Braga Simonetti

Athany Gutierres