Projeto de extensão Círculo de Cultura realiza evento para celebrar Paulo Freire
Na ocasião, também foi lançado livro Universidade Pública e Popular: escritos sobre a UFFS.

Publicado em: 29 de agosto de 2022 14h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2022 14h08min

O projeto de extensão "Círculo de Cultura, Diálogos em Saúde na Escola e na Comunidade", em andamento na UFFS – Campus Passo Fundo, promoveu, na noite de quinta-feira (25), evento para celebrar o legado de Paulo Freire.

Na abertura do evento, teve as falas de representantes da Direção do Campus Passo fundo, do Diretório Acadêmico Rudah Jorge, da coordenação do evento e representantes de entidade.

No primeiro momento do evento, ocorreram momentos de acolhimento étnico cultural com o Grupo Cultural Chama Casa Norte: Dança Cultural Carimbó, Canto Indígena Guarani e teatro sobre vivências de Paulo Freire, da Escola Antônio Zandoná, de Barra Funda-RS.

Na sequência, houve o lançamento do livro Universidade Pública e Popular: escritos sobre a UFFS, com a participação do organizador da obra, professor Antônio Inácio Andrioli. O evento teve na parte final painel e debate sobre o legado de Paulo Freire, com a professora Isabela Camini, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Popular.

Sobre o projeto de extensão

O projeto de extensão Círculo de Cultura, Diálogos em Saúde na Escola e na Comunidade foi institucionalizado em 2018, e tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento sociocultural da comunidade do município de Pontão-RS, por meio da atuação no campo intersetorial das políticas públicas e da interdisciplinaridade acadêmica.

A abordagem ação de Extensão caracteriza-se pela identificação da educação não formal. Partindo de múltiplas ações formativas abrange três frentes de atuação: profissionais da saúde, crianças e adolescentes através da rede escolar; e grupos de comunidades. Parte da metodologia da educação popular e contempla a valorização e o respeito a cultura e os valores vivenciados na realidade de atuação do projeto.
O Projeto de Extensão Círculo de Cultura, Diálogos em Saúde na Escola e na Comunidade é coordenado pela professora Vanderleia Laodete Pulga.