Ligas promovem ação solidária de Páscoa
A Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) e a Liga de Infectologia (LINFECTO) realizaram ação de Páscoa com as crianças do Projeto “Transformação em Arte” em Passo Fundo

Publicado em: 27 de março de 2018 16h03min / Atualizado em: 28 de março de 2018 09h03min

Na manhã desta terça (29), os alunos de medicina do Campus Passo Fundo membros da Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) e da Liga de Infectologia (LINFECTO) realizaram uma ação de Páscoa com as crianças do projeto “Transformação em Arte”, coordenado pela Irmã Inês. A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Salete em Passo Fundo.

As atividades desenvolvidas abordaram os cuidados com o corpo, objetivando a promoção da higiene e a prevenção de doenças. As crianças, com idades entre 6 e 15 anos, foram divididas em dois grupos para a realização das atividades. Uma delas, desenvolvida pela LASF, foi um bate-papo sobre técnicas de higiene, a importância da higiene na vida de cada um e os malefícios que a falta de cuidados com o corpo pode trazer para a saúde, enfatizando a predisposição a doenças. A LINFECTO ensinou às crianças técnicas de lavagem de mãos com o uso da caixa preta, que identifica áreas nas mãos que ainda não foram devidamente lavadas.

No final das dinâmicas, foram distribuídos kits de bombons, arrecadados pelas ligas a partir de doações feitas por alunos, professores e comunidade. Uma parte dos kits foi destinada ao projeto “Transformação em Arte”, e outra parte será destinada ao setor oncológico infantil do HSVP, ao qual as ligas farão a entrega na próxima quarta (28).

LIGAS

A Liga Acadêmica de Infectologia da Ameplan (LINFECTO) conta com a participação da Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro, professora da UFFS, infectologista e intensivista do IOT, além dos alunos do curso de Medicina da UFFS que desenvolvem ações ligadas a esta área.

A Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) foi criada em agosto de 2017 com os objetivos de ampliar as atividades em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade, poder dar retorno direto à comunidade e integrar os acadêmicos com a realidade do médico generalista. Coordenada pela professora Daniela Teixeira Borges e com o apoio de muitos alunos e professores, a LASF já realiza clubes de revistas semanais, nos quais são discutidos temas de atualização clínica com base em artigos e orientação dos professores, integra o corpo de pesquisa do projeto “Meu bebê, meu tesouro”, além de promover e participar de congressos, conferências, aulas abertas, feiras de saúde e ações sociais. A liga ainda é cadastrada na UFFS (como grupo de estudos), na ABLAM (Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina) e na ALASF (Associação de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família).

A LASF está com inscrições para novos membros até dia 03/04, de acordo com regras estabelecidas no Edital de Seleção 2018/1 , que foi prorrogado pela Errata do Edital de Seleção 2018/1.

Galeria de Imagens: