Campus Passo Fundo realiza formatura antecipada de Medicina
Formandos receberam o diploma em gabinete na terça-feira, dia 21

Publicado em: 22 de abril de 2020 09h04min / Atualizado em: 22 de abril de 2020 16h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo realizou na terça-feira, 21 de abril, a formatura em gabinete do curso de Medicina. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Direção e contou com a participação somente dos formandos.

Prevista para acontecer no mês de julho, a cerimônia de colação de grau foi adiantada devido à pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, as ações seguiram a recomendação da Portaria Nº 374, de 3 de abril de 2020, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina.

Ao todo, a solenidade contou com 36 formandos, além do diretor em exercício, Leandro Tuzzin, do coordenador do curso de Medicina, Rogério Riffel, e do patrono da turma, Jorge Carlotto. Sem abraços dos professores e parentes, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet. Ao final, os alunos se dirigiram até o espaço externo do Campus, onde (com máscaras) plantaram um pinheiro como forma de simbolizar a experiência que tiveram na UFFS.

Compromisso da UFFS com a sociedade

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o esforço que a universidade fez para viabilizar a antecipação da colação de grau dos novos médicos representa um compromisso amplo que a Universidade Federal da Fronteira Sul tem com a sociedade e simboliza o posicionamento acertado da Instituição em ter implantado o Campus Passo Fundo e o curso de Medicina, tão criticado na época de implantação.

“Na verdade, estes novos médicos atuando hoje na frente de combate à pandemia do novo coronavírus têm uma simbologia enorme para a UFFS. Muitos lembram que, na ocasião em que o curso foi criado, a gestão foi severamente criticada pela decisão, principalmente por forças internas que eram contrárias ao curso e ao próprio Campus Passo Fundo. Hoje, embora as circunstâncias de antecipação da colação de grau sejam decorrentes de um contexto preocupante de pandemia, todos celebramos pela conquista de 36 novos profissionais, mais médicos a favor do Brasil”, comenta o reitor.

Galeria de Imagens: