Campus Passo Fundo oferta 27 programas de residência médica
A Comissão de Residência Médica (COREME) é a maior do interior do Rio Grande do Sul.

Publicado em: 12 de julho de 2022 14h07min / Atualizado em: 17 de agosto de 2022 14h08min

Atualmente, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo tem, entre os serviços prestados à comunidade, a oferta de 27 programas de residência médica. Os programas constituem uma das etapas da formação médica, realizada em nível de pós-graduação lato sensu e caracterizada como treinamento em serviço no ambiente médico-hospitalar e ambulatorial.

As atividades são desenvolvidas sob a supervisão de profissionais médicos, escolhidos entre os integrantes do corpo clínico dos hospitais conveniados. No caso dos programas em andamento no Campus Passo Fundo, as instituições hospitalares conveniadas são o Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), o Hospital de Olhos Dyógenes Auildo Martins Pinto (HO) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo.

A residência médica na UFFS – Campus Passo Fundo iniciou em 2014. Anteriormente, as residências eram pertencentes ao Hospital São Vicente de Paulo e ao Hospital da Cidade. Depois de 2014, todas as residências médicas vigentes em Passo Fundo passaram a pertencer à Universidade Federal da Fronteira Sul e os hospitais conveniados passaram a ser campos de prática para o treinamento dos médicos residentes.

Conforme o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFFS – Campus Passo Fundo, professor Jorge Roberto Marcante Carlotto, os programas de residência médica foram criados e/ou suas vagas aumentadas conforme a necessidade de médicos em diferentes especialidades nos campos de prática para assistência em saúde e também conforme com a necessidade da região de Passo Fundo. “Atualmente, temos mais de 25 programas de residência médica nas mais diversas especialidades atuando em seu treinamento em quatro diferentes campos de prática, em Passo Fundo e na região de abrangência. A Comissão de Residência Médica da UFFS – Campus Passo Fundo é a maior do interior do Rio Grande do Sul, com 267 residentes ativos neste ano de 2022 (foram 783 concluintes entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2022). Ela forma especialistas tanto para região quanto para o restante do Brasil. Os egressos da residência médica da UFFS ocupam postos de trabalho em vários estados do país”.

Importância da prática

O médico residente segue uma programação específica em atividades práticas, teoria e pesquisa dentro da matriz de competências da sua especialidade. O órgão regulador do ensino é a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação. “A medicina é uma arte que associa a teoria com a prática. Para a assistência a nossa população, o ensino prático, com campos de prática qualificados, tanto em recursos humanos quanto materiais, é fundamental. A residência médica é um treinamento em serviço, no qual 90% das atividades são práticas”, observa Carlotto.

Na opinião do coordenador da COREME, “a residência médica trouxe inúmeros frutos para Passo Fundo. Além de qualificar o corpo clínico dos hospitais de Passo Fundo e região, até porque alguns egressos permanecem na docência na Instituição, melhorou a assistência da população, com oferta de mais médicos de diferentes especialidades. Até agora, a UFFS já formou aproximadamente 800 médicos especialistas para atuação em todo território nacional”.

Saiba mais sobre os programas de residência médica da UFFS - Campus Passo Fundo na página da COREME.