Laboratório de Anatomia

O Laboratório está instalado no imóvel definitivo no piso térreo do Bloco A, apresentando área total de aproximadamente 400 m2.  É composto de sala didática, do técnico em necropsia e autopsia, de tanques, de preparo anatômico e dissecação, de armazenamento de peças, de almoxarifado e de câmara fria. O laboratório possui uma sala de aula teórico-prática que atende 54 alunos (salas 003). Também é utilizado a sala do Laboratório de Técnica Cirúrgicas e Patologia Macroscópica que atendem em média 34 alunos para as atividades de monitoria da área da anatomia.

O estudo anatômico é realizado em peças anatômicas sintéticas e cadáveres. O laboratório, com aproximadamente 325 peças anatômicas sintéticas, peças naturais e cadáveres, atende às necessidades dos componentes curriculares de formação básica e das clínicas médica e cirúrgica; atividades das ligas acadêmicas; atividades de monitoria, visitas técnicas realizadas pelas escolas básicas do município e de municípios adjacentes, instituições federais de ensino superior locais e por escolas técnicas profissionalizantes como a Escola de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

As atividades estão relacionadas ao ensino e estudo da morfologia humana e à rotina de conservação e preparo de cadáveres e peças anatômicas para estudo. Consistem em: recebimento, preparação, realização de sutura; preparação e administração de soluções químicas; conservação de material biológico; além de manutenção, guarda e zelo do material utilizado.

Para mais informações sobre doações entrar em contato com laboratorios.pf@uffs.edu.br

Galeria de Imagens: