A Consulta

As universidades são espaços de manifestação das pluralidades, das diferenças e das expectativas. Nesse sentido, o Processo de Consulta Prévia e Informal é um momento ímpar para o fortalecimento da democracia, sendo espaço de debate acerca da política institucional e da gestão universitária.

A Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária é um período, efetivamente democrático, relacionado à escolha dos dirigentes institucionais, em que participam os quatro segmentos: a) técnicos administrativos em educação, b) docentes, c) discentes, e d) comunidade regional, paritariamente (25% cada).

Cabe à Comissão Local de Consulta garantir que o processo de Consulta Prévia e Informal tenha igualdade de condições para os debates e exposição das propostas dos candidatos. O presente Edital de Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária, relacionado à substituição do ocupante do cargo de Diretor de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo, foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária.

Diante disso, apresentamos à comunidade universitária o desafio de aproveitar este momento, como espaço democrático, para avaliar as propostas apresentadas pelos candidatos e tomar a sua decisão.

Contamos com a participação de todos.