Projeto de Extensão do curso de Engenharia de Alimentos responde dúvidas sobre o preparo correto dos alimentos
"Alimentos Seguros na Cantu - Responde" será transmitido todas as quartas-feiras na Rádio Campo Aberto FM

Publicado em: 15 de março de 2024 09h03min / Atualizado em: 15 de março de 2024 13h03min

Uma parceria entre o projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, e a Rádio Campo Aberto FM está levando informações sobre a correta manipulação e preparo dos alimentos para a população de Laranjeiras do Sul e região e ouvintes que acompanham a rádio pela web.

O quadro "Alimentos Seguros na Cantu - Responde" estreou na Rádio Campo Aberto FM no dia 06 de março, com o episódio 1, que abordou a questão do correto descongelamento dos alimentos. O quadro será transmitido toda quarta-feira, a partir das 15h30, dentro do programa Tarde em Movimento.

A iniciativa tem como objetivo esclarecer dúvidas frequentes da população com relação ao preparo de alimentos de forma segura, como por exemplo, como descongelar alimentos de forma correta, como higienizar corretamente frutas e hortaliças, se tem problema consumir carne malpassada ou utilizar ovos crus em preparações, além de dicas sobre o armazenamento de alimentos, preparo de alimentos para comercialização, entre outras.

Conforme a professora Eduarda Bainy, “o preparo correto de alimentos é muito importante para evitar contaminações e as chamadas doenças veiculadas por alimentos. Essas doenças ocorrem pela presença de bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, falta de apetite e febre. Os cuidados precisam ser realizados por todos que preparam alimentos em casa, nas escolas, em lanchonetes ou outros estabelecimentos alimentícios”.

Eduarda explica que a iniciativa "Alimentos Seguros na Cantu Responde foi uma atividade desenvolvida por estudantes da disciplina Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários do projeto. Essas ações contribuem para melhorar a qualidade dos alimentos produzidos na região e para reduzir a ocorrência de doenças relacionadas ao consumo de alimentos contaminados. Para elaborar o conteúdo, os estudantes primeiramente pesquisaram os temas em fontes científicas e confiáveis, a fim de responder às dúvidas, e posteriormente elaboraram textos e áudios utilizando uma linguagem acessível para a população."

"Os projetos de extensão da UFFS são iniciativas que trazem benefícios para todos os envolvidos. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, enquanto a comunidade recebe orientações e suporte para o desenvolvimento da região. Esse é um dos diferenciais de uma universidade pública, gratuita e de qualidade ", finaliza.

A população em geral pode enviar, para o e-mail alimentosuffs@gmail.com, as dúvidas sobre o preparo de alimentos, que serão respondidas pelo curso de Engenharia de Alimentos.

Projeto
O projeto de extensão "Alimentos Seguros na Cantu" é coordenado pela professora Eduarda Molardi Bainy e conta com a colaboração da estudante bolsista Simone Oliveira e da estudante voluntária Ana Carla Ribeiro. Também colaboram para a execução da iniciativa estudantes da disciplina Higiene e Legislação de Alimentos, ministrada no curso de Engenharia de Alimentos.