Campus Laranjeiras do Sul é tema de encontro de conselho de desenvolvimento de território

Publicado em: 05 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul sediou durante esta quinta-feira (4) uma reunião do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec). O objetivo da reunião foi debater sobre “Os cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul e o Desenvolvimento Rural Sustentável dos Municípios do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu”.

Participaram do evento representantes de diversos municípios da região e da Associação Cantuquiriguaçu, além da equipe diretiva, dos coordenadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação, dos coordenadores de projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura da UFFS e pessoas da comunidade regional.

Conforme explica a coordenadora acadêmica, Katia Seganfredo, “a reunião teve a finalidade de divulgar a estrutura e, principalmente, as atividades desenvolvidas pela UFFS. A proposta na reunião foi a apresentação dos cursos ofertados na Graduação e na Pós-Graduação, os projetos de Cultura, Extensão e Pesquisa desenvolvidos. Além disso, foram discutidas as potencialidades de, junto com os municípios e instituições, planejar e implementar ações no sentido de fomentar o desenvolvimento cultural, social e econômico da região, que é a proposta primeira dessa Universidade desde a sua implantação”.

Valter Israel da Silva, membro do Núcleo Diretivo do Condetec, salienta que um dos objetivos do encontro é pensar como a universidade se insere na atuação dos municípios, principalmente através da Extensão e da Pesquisa. “Entendemos que a UFFS é um instrumento muito poderoso e que pode contribuir para o atendimento de diversas demandas apresentadas pelos municípios. A nossa intenção é que os municípios apresentem suas demandas e a UFFS apresente as possibilidades de atuação para que, a partir disso, possamos construir juntos um plano de ação”, explica Silva.

Condetec

O Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec) é um espaço de discussão sobre o desenvolvimento regional, constituído por entidades governamentais e não governamentais, dentre as quais a UFFS também se insere. O Condetec é vinculado à Associação de Municípios da Cantuquiriguaçu, formada por 21 municípios localizados no Médio Centro-Oeste do Paraná, os quais buscam, juntos, o desenvolvimento para suas cidades.