Quero conhecer a UFFS

Quero entrar na UFFS

Conhecer a estrutura de uma universidade pública pode ser uma das experiências mais marcantes na vida de quem objetiva ingressar em uma instituição de ensino superior.

Para muitas pessoas, o Campus de uma Universidade Federal pode parecer algo distante e inacessível. Ao mesmo tempo, é um lugar no qual todo mundo pode se reconhecer e desejar fazer parte.

Nesse sentido, e visualizando fortalecer o diálogo entre a comunidade e a universidade, a UFFS – Campus Erechim se organiza anualmente para receber estudantes das escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e demais interessados, em uma visitação pelas instalações da Instituição.

A ação, conhecida por “Quero Entrar na UFFS”, é organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Práxis/Licenciaturas - Conexões de Saberes.

A iniciativa também convida os demais grupos presentes na Universidade para colaborarem na construção de uma semana intensa, em que são apresentados estandes de cada curso, realizados minicursos com estudantes da Graduação e visitantes, e uma série de diálogos voltados para o conhecimento das políticas de acesso e permanência na instituição.

“Quero Entrar na UFFS” possibilita que o contato entre estudantes das escolas públicas com os acadêmicos da universidade se configure em um momento enriquecedor, criando um espaço para tirar dúvidas e fazer questionamentos.

Quer conhecer a UFFS? Entre em contato com o Grupo Práxis/Licenciaturas e agende a sua visita!

E-mail: petpraxiserechim@gmail.com

Facebook: Grupo Práxis – PET Conexões de Saberes UFFS Erechim

Blog: petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com


Programa "A escola na UFFS e a UFFS na escola: geografias e encontros"       

Este programa de Extensão é formado por dois projetos, “A Escola na UFFS: integração e diálogos geográficos” e “Reconhecer o Espaço e as novas tendências da Geografia”, que convergem para promover a aproximação entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar no âmbito da UFFS e das escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Ensino de Erechim.

O propósito é fazer com que este programa se consolide através de uma dupla frente de trabalho para aproximar estudantes da Educação Básica à Universidade, no caso do primeiro projeto. Por outro lado, também pretende-se colaborar para o aprimoramento do trabalho dos professores de Geografia através do curso de formação continuada – segundo projeto. Apesar do caráter diferenciado das ações, elas convergem para um objetivo comum que é construir a efetiva integração entre UFFS e professores e estudantes da Educação Básica.

As escolas que quiserem conhecer a UFFS, também poderão aproveitar a experiência para participar de diálogos geográficos e promover uma integração entres acadêmicos e acadêmicas da UFFS e os estudantes e docentes da escola.

E-mail: paula.lindo@uffs.edu.br

Facebook: A Escola na UFFS e a UFFS na Escola: Geografias e Encontros


Brinquedoteca da UFFS

A Brinquedoteca da UFFS - Campus Erechim tem a intenção de propiciar aos futuros professores conhecimento sobre as teorias e as práticas que envolvem os brinquedos e as brincadeiras bem como ser um espaço em que as práticas educativas possam ser realizadas e refletidas.

Acadêmicos e professores do curso de Pedagogia e dos demais cursos oferecidos pela Instituição podem desenvolver ações pedagógicas com vistas ao aperfeiçoamento profissional. É um espaço para o desenvolvimento de situações do brincar e do ensino e aprendizagem que ocorrem no interior da brinquedoteca, ligando-se com os propósitos universitários de ensino, pesquisa e extensão.

A brinquedoteca é o espaço que privilegia o brincar, a linguagem primordial da infância. É possível realizar convênios e desenvolver projetos e atividades com escolas públicas e outras instituições de atendimento as crianças do município e região. Agende sua visita e traga sua escola!

E-mail: brinquedoteca.er@uffs.edu.br