Projeto de Pesquisa do Campus Erechim avalia qualidade da água de riachos

Publicado em: 17 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Um projeto de pesquisa, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), avaliou, através de métodos biológicos, a qualidade da água dos principais rios que abastecem a cidade de Erechim. Os riachos Ligeirinho, Leãozinho e Campo deságuam na barragem da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo bolsista do projeto e estudante do curso de Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Erechim, Grégori Betiato Bieniek, no XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, entre os dias 8 a 12 de setembro. A coordenadora do projeto é a professora Marília Teresinha Hartmann.

Conforme Bieniek, “o objetivo do estudo foi analisar, através de métodos biológicos, a qualidade da água dos principais rios que abastecem a barragem da Corsan”. Para isso, foram utilizados macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água. Esses organismos aquáticos estão presentes em águas de boa e de má qualidade, com isso, coleta-se a água e identificam-se os organismos encontrados (através do microscópio). Esses, por estarem presentes ou não, indicarão se a água é boa ou ruim”, disse.

Durante a pesquisa, os dados coletados indicaram que o rio Campo apresentou menor diversidade dos organismos pesquisados e as piores condições de qualidade de água em todas as análises, quando comparado aos demais riachos. “Constatação que condiz com a utilização de entorno do riacho por atividades agrícolas e de pecuária e ausência de mata ciliar”, explica o estudante.

Segundo ele, com isso pode-se afirmar que a utilização dos macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade de ecossistemas aquáticos é eficaz e demonstra a importância da avaliação dos rios que abastecem as cidades. “Com esses resultados, ações de gestão desses recursos hídricos podem ser tomadas, a fim de melhorar a qualidade da água e do entorno dos riachos”, explica.

Dados coletados

De acordo com Bieniek, como existem poucos dados publicados sobre a bacia hidrográfica que compõe a bacia de captação de água da Corsan em Erechim, as informações obtidas na pesquisa podem servir como ferramenta para a tomada de decisão acerca do planejamento da captação, visando a melhoria da qualidade de água.

O trabalho foi apresentado no Congresso na modalidade pôster, na sessão de Ecotoxicologia Aquática e Biomonitoramento. O título do trabalho é “Macroinvertebrados bentônicos para avaliação da qualidade de água em riachos do norte do Rio Grande do Sul”.

Embora o projeto de financiamento da Fapergs tenha concluído seu prazo, a pesquisa continuará a ser realizada na UFFS – Campus Erechim.