Pesquisas realizadas no Campus Erechim são apresentadas em Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia

Publicado em: 27 de agosto de 2013 13h08min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Três acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental representaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim no III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia (SIMBBTEC), realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), entre os dias 20 e 23 de agosto.

Durante o evento, Marina Sbardelotto, Analise Dall Agnol e Bruno Venturin fizeram apresentação de trabalhos, na modalidade pôster, relacionados aos seus projetos de iniciação científica orientados pelas professoras Helen Treichel e Gean Delise Leal Pasquali Vargas. Esses trabalhos estão vinculados ao projeto aprovado no Edital Pesquisador Gaúcho FAPERGS 04/2012, intitulado Produção, Imobilização e Aplicação de Enzimas Visando à Sustentabilidade da Cadeia de Biocombustíveis, coordenado por Helen, e que tem como colaboradores os professores Gean, João Paulo Bender e Altemir Mossi.

Segundo Gean, o objetivo da pesquisa é obter produtos de alto valor agregado, que são as enzimas, através de subprodutos da agroindústria, como farelos de canola, bagaços, dentre outros, utilizando micro-organismos em fermentação em meio sólido. “No caso dos projetos envolvidos, a enzima foco de estudo é a lipase, que pode ser utilizada nas mais diversas aplicações, desde a indústria de alimentos e farmacêutica, até o tratamento de efluentes (águas residuárias) e produção de biodiesel, dentre outras aplicações”, explica.

Gean ainda destaca a importância da participação de estudantes em eventos de divulgação científica como este: “É importante que eles participem para que mostrem o trabalho que estão desenvolvendo, entrem em contato com outros pesquisadores e, assim, desenvolvam o gosto pela pesquisa, pela busca por alternativas que ajudem a minimizar os impactos ao meio ambiente causados pelo descarte de resíduos, bem como divulguem o conhecimento desenvolvido por eles dentro da UFFS”.

Confira abaixo os trabalhos apresentados e os autores:

1) Avaliação da produção de lipase microbiana a partir de Aspergillus sp., utilizando torta de canola como substrato

Marina Sabardelotto, Analise Dall Agnol, Bruno Venturin, Jéssica Mulinari, Helen Treichel, Gean Delise Leal Pasquali Vargas

2) Estudo da extração de lipase obtida por fermentação em estado sólido utilizando como substrato torta de canola

Bruno Venturin, Jéssica Mulinari, Marina Sbardelotto, Analise Dall Agnol, Helen Treichel, Gean Delise L. P. Vargas