Entregue ordem de serviço para construção do trevo de acesso ao Campus Erechim

Publicado em: 05 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

A ordem de serviço para o início das obras de construção do trevo de acesso aoCampus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim, em implantação no quilômetro 72 da ERS 135, foi entregue à empresa vencedora da licitação em ato realizado na manhã desta quinta-feira (5), na UFFS.

A entrega foi efetuada pelo diretor técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Rubens Lahude, ao representante da empresa Rimarco Ltda, Neri Fuchs. Acompanharam o ato o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a vice-prefeita de Erechim, Ana Maria de Oliveira Pereira, o secretário de Obras da UFFS, Paulo Roberto Pinto da Luz, secretários municipais, vereadores e servidores da Universidade.

Conforme informações divulgadas pela EGR, a obra está orçada em R$ 962.597,20. Embora o prazo contratual para a execução seja de 180 dias, a previsão é de que o trevo esteja concluído no prazo de 90 a 100 dias a partir do início dos trabalhos.

De acordo com o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a transferência das atividades da Universidade para o campus definitivo, as quais hoje são realizadas no Seminário Nossa Senhora de Fátima, na Escola Estadual Érico Veríssimo e na Escola Estadual José Bonifácio, deve ocorrer assim que as obras do acesso sejam concluídas. Isso porque boa parte da estrutura interna do campus – levando em consideração a primeira fase de implantação - já está concluída, como por exemplo os 31 laboratórios didáticos e o Bloco A, onde ficarão, neste primeiro momento, salas de aula, setores acadêmicos e administrativos.

Benoni destaca que o trevo é uma solução provisória para o acesso, no qual se projeta edificar uma passagem elevada/viaduto como solução definitiva, além da duplicação da ERS-135 até o campus. “A implantação do projeto na sua plenitude, já acordado entre os segmentos envolvidos, é que garantirá o acesso seguro e com fluidez aocampus”, ressaltou.

UFFS – Campus Erechim

Atualmente o Campus conta com cerca de 1270 estudantes matriculados em oito cursos de graduação (Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Ambiental, Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais e Pedagogia) e mais 90 em três cursos de especialização (Educação Integral – em fase de conclusão, Epistemologia e Metafísica, Teorias Linguísticas Contemporâneas). Também está em implantação um novo curso em Erechim, de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (Licenciatura), o qual terá processo seletivo aberto em breve.

A Universidade

A UFFS foi criada pela lei no 12.029, de 15 de setembro de 2009, e atualmente conta com seis campi: Chapecó (SC), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional, visando o desenvolvimento regional integrado - pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).