Aula aberta discute o documentário “Os mestres loucos” no Campus Erechim

Publicado em: 19 de junho de 2013 13h06min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

O documentário "Les maitres fous" (Os mestres loucos), de Jean Rouch, será o tema de uma aula aberta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A atividade será realizada no sábado (22), dentro da disciplina de Antropologia da Performance, ministrada pelo professor Paulo Muller. Segundo ele, qualquer interessado no tema ou em cinema pode participar, já que a ideia da aula aberta é buscar contribuições e debate. A programação terá início às 9h, na sala um do bloco anexo ao Seminário Nossa Senhora de Fátima.

 O filme é um documentário clássico do movimento conhecido como Cinema Verdade, precursor na produção do cinema etnográfico – o qual, de maneira bastante sintética, pode ser entendido como um recurso visual que a Antropologia utiliza para ilustrar determinadas realidades.

Para Rouch, o documentário etnográfico era uma forma de estabelecer um diálogo com o sujeito do seu estudo, em vez de apenas descrevê-lo. A intenção do cineasta era extrair a verdade do cinema, mas o termo Cinema Verdade causou polêmica entre os críticos, que em contraponto afirmavam que só pelo fato de existir uma câmera, as pessoas se tornavam artificiais.

O documentário “Os mestres loucos” se passa na cidade de Accra, em Gana, onde são demonstradas as práticas religiosas da cerimônia anual do culto Hauka. Conforme Muller, o filme demonstra uma espécie de sincretismo entre religiões ancestrais africanas e elementos absorvidos do período de colonização da região.