XI SINPET acontece em Chapecó, de 19 a 21 de outubro
Evento trará o tema do bem-estar na universidade

Publicado em: 10 de outubro de 2023 14h10min / Atualizado em: 11 de outubro de 2023 20h10min

De 19 a 21 de outubro, estudantes bolsistas e voluntários, além de professores ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET) da UFFS estarão em Chapecó para o XI SINPET. O evento, que acontece anualmente, promove a integração dos cinco grupos PET da Instituição. Nesta edição, o PET ALL, Letras e Pedagogia, do Campus Chapecó, organiza o SINPET.

Envolvendo em torno de cem participantes – dez professores e 90 estudantes petianos, bolsistas e voluntários –, o evento terá, também, o planejamento e a avaliação das ações do PET no âmbito da UFFS.

A professora da UFFS – Campus Chapecó Morgana Cambrussi, que coordena o SINPET, avalia que será um momento importante para quem faz parte do programa. Sou tutora pela primeira vez, assumi o PET em 2023, de forma que não estive nas edições anteriores (o evento é fechado para a comunidade petiana). É muito bom e desafiador já chegar organizando o principal evento do PET UFFS. No contato com meus colegas tutores de outros campi, percebo que o evento vem sendo um importante balizador para as ações do PET na UFFS, além de dar à comunidade petiana uma oportunidade ímpar de convívio, de formação acadêmica e crítica”.

A décima primeira edição do SINPET terá como tema “Bem-estar e saúde mental na Universidade”. De acordo com a professora, o PET-ALL vem desenvolvendo o projeto Respira!, cujo objetivo é contribuir para a construção de um ambiente universitário menos hostil, mais respeitoso e acolhedor e que adoeça menos as pessoas, especialmente nos âmbitos emocional e mental. “Por causa dessa nossa atuação, definimos a temática de ‘Bem-estar e saúde mental na universidade’ para o XI SINPET, que recebeu como título "Respira!". A programação do evento está cheia de atividades voltadas à reflexão sobre a temática e também voltadas à promoção do bem-estar no próprio evento, que é cheio de "respiros" para os petianos: teremos trilha ecológica, gincanas, apresentações culturais e o famoso PET Night, que acontece em todas as edições do evento e já é uma tradição”, finaliza ela.

19/10/2023

17h – Credenciamento/recepção (hall do auditório do Bloco C)

18h30 – Jantar RU

19h – Mesa de abertura (Pró-Reitoria, Diretoria de Políticas de Graduação, Direção de Campus, tutora) (Auditório do Bloco C)

19h30min – Estudar é um ato de resistência: sofrimento psíquico na universidade

Ministrante:  Amanda Trindade Castro da Silva (UFFS)

Local: Auditório do Bloco C

21h às 22h30 – RESPIRA E SE INSPIRA – Momento cultural – Lolapaluffs by SINPET (entre os blocos dos laboratórios, praça dos Labs)

20/10/2023

8h30 – Apresentação de trabalhos

Sala 1: Eixo de Ensino

Local: Sala 206, Bloco A

Sala 2: Eixo de Pesquisa

Local: Sala 207, Bloco A

Sala 3: Eixo de Extensão

Local: Sala 208, Bloco A

Sala 4: Eixo de Cultura

Local: Sala 209, Bloco A

Sala 1: Eixo Integrador

Local: Sala 210, Bloco A

10h – Intervalo (café) (Hall do Auditório do Bloco C)

10h30 – RESPIRA E TRANSPIRA – trilha ecológica no campus/ caminhada de conversa e convivência

12h – Almoço RU

Cerimonial

14h – “Neoliberalismo, produtivismo acadêmico e sofrimento psíquico: reflexão a partir de uma experiência no PET”.
Ministrante: Prof. Luiz Felipe Leão Maia Brandão (UFFS/Campus Erechim)

Local: (auditório do Bloco de Professores)

14h-16h – Reunião PROGRAD e tutores (sala 405, Bloco C)

16h – Intervalo (café) (hall do Bloco de Professores)

16h30min – RESPIRA E TRANSPIRA – InterPets - Gincana recreativa (entre os blocos dos laboratórios, praça dos Labs)

18h30min – Jantar RU

21h – PET Night

21/10/2023

8h – Oficinas

OFICINA 1

Título: História da Arte e História da Cidade: registros e produção de conteúdos

Ministrante: Prof. Dr. Luiz Felipe Leão Maia Brandão (UFFS/Campus Erechim)

Equipamentos necessários: Celular/notebook para filmar e editar vídeos curtos. Fazer instalação prévia do APP gratuito Capcut.

Local: sala 301, Bloco A

OFICINA 2

Título: Origami: teoria e prática

Ministrante: Gabriel dos Santos Apolinário (UFFS/Campus Chapecó)

Equipamentos necessários: régua 30cm e tesoura.

Local: Sala 302, Bloco A

OFICINA 3

Título: Prosa, Música e Saúde

Instrutores: Prof. Dr. Anderson Funai (UFFS/Campus Chapecó)

Local: Sala 303, Bloco A

OFICINA 4

Título: Oficina e prática de escalada e rapel

Instrutores: Dionathan Biazus e Emanueli Panassolo

OFICINA 5

Título: Imagem, palavra e ação: a arte de contar histórias

Instrutores: Stéfany Lira e Solange Labbonia

Local: Sala 304, Bloco A

OFICINA 6

Título: Como ler poesia? Noções básicas para análise.

Ministrante: Prof. Dr. Diego Gomes del Valle

Local: Sala 305, Bloco A

OFICINA 7

Título: “Meu aluno é surdo/cego/surdocego, o que faço agora?”

Ministrante: Claudia Soares (Técnica Administrativa em Educação – Tradutora e Intérprete de Libras/Português)

Local: Sala 306, Bloco A

10h45 – Intervalo (café) (Hall do Bloco de Professores)

11h – 12h – Momento cultural – Contação de Histórias (hall do bloco de Professores)