UFFS é parceira na organização da FIciencias há mais de 10 anos
Feira ocorrerá de 16 a 20 de outubro, em Foz do Iguaçú (PR)

Publicado em: 12 de setembro de 2023 09h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2023 16h09min

De 16 a 20 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), ocorrerá mais uma edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), mas a preparação começa muito antes, e a UFFS atua ativamente nisso. Há mais de 10 anos, a Universidade é parceira da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, assim como outras instituições de ensino superior, na organização do evento que envolve estudantes e professores da Educação Básica.

A professora Danielle Nicolodelli, que atua na UFFS – Campus Chapecó, conta que a colaboração da UFFS acontece desde o início da realização da FIciencias. “Já ofertamos, com os demais parceiros, um curso de formação sobre pesquisa na Educação Básica, intitulado ‘Pesquisar na Escola: a investigação científica na sala de aula’, para em torno de mil professores brasileiros, paraguaios e argentinos”, lembra.

“Contribuímos também com os comitês Gestor e Científico da feira que, dentre outras ações, planejam em parceria com o Parque Tecnológico da Itaipu a avaliação dos trabalhos, a classificação, e a produção de normativas e documentos organizacionais sobre pesquisa científica”, comenta a professora.

Os trabalhos submetidos à feira são avaliados por docentes das universidades parceiras e cada um recebe duas avaliações e, posteriormente, são classificados. Docentes da UFFS colaboram nessas avaliações tanto na primeira etapa, realizada on-line, quanto na segunda etapa, que ocorre de forma presencial nos dias da feira.

Como explica Danielle, até pouco tempo atrás a FIciencias aceitava trabalhos de estudantes do Paraguai, Argentina e Brasil, sendo que, deste último, só tinha a participação de representantes do estado do Paraná. Neste ano, porém, foi aberta a possibilidade de participação de escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Para divulgar a novidade, Danielle e o professor Elsio Corá, que integram o comitê da feira, fizeram uma campanha de divulgação em escolas de Anchieta, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Chapecó.

Dos 12 trabalhos inscritos em Santa Catarina, 11 foram aprovados na primeira fase e irão participar da FIciencias. São eles:

"Mapa virtual acessível por meio de realidade aumentada" - IFSC Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra;

"Rádio C: cultura, ciência e comunicação" - IFSC Chapecó - área de Ciências Humanas;

"Sementes crioulas e histórias na Rota Rural de Anchieta" - Centro Municipal de Educação de Anchieta - área de Ciências Biológicas;

"Bioprospecção de leveduras killer da microbiota de alimentos do oeste catarinense" - IFSC São Miguel do Oeste - área de Ciências Biológicas;

"Avaliação de compostos orgânicos originados da compostagem convencional e gongocompostagem na produção de mudas de alface" - IFSC São Miguel do Oeste - área de Ciências Biológicas;

"Secador de levedo" - IFSC São Miguel do Oeste - área de Engenharias;

"Geevacda - Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo" - Escola de Educação Básica Bom Pastor de Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra;

"Handy Bompa - Dispositivo Vestível para Auxiliar o Deslocamento de Pessoas Cegas" - Escola de Educação Básica Bom Pastor de Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra;

"Horta compacta vertical automatizada" - Escola de Educação Básica Bom Pastor de Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra;

"Logoelétrico - Protótipo de gerador hidroelétrico para lagoas de tratamento" - Escola de Educação Básica Bom Pastor de Chapecó - área de Ciências Exatas e da Terra;

"Produção de biodisel a partir do óleo extraído de sementes e caroços de frutos - parte II" - Colégio SESC São José - área de Ciências Exatas e da Terra.

Apoio

Ao longo dos mais de 10 anos de parceria da UFFS com a FIciencias, muitos foram os servidores envolvidos nos comitês científico e gestor, assim como no apoio técnico ao evento, entre eles estão os docentes Elsio José Corá, Danielle Nicolodelli, Eduardo de Almeida, Alexandre Manoel dos Santos, Martinho Machado Junior, Gisele Louro Peres, Ana Carolina Teixeira Pinto, Ricardo Key Yamazaki e Nedilso Lauro Brugnera; e os técnicos administrativos em educação Janaíta da Rocha Golin, Lucélia Peron,  Rosenei Cella e Joel Bavaresco.

Os atuais integrantes do comitê da FIciencias na UFFS são a professora Danielle Nicolodelli e professor Elsio Corá, que agradecem a colaboração de todos os envolvidos, desde os primeiros anos da parceria.

Para mais informações sobre a FIciencias acesse https://ficiencias.org/.