Neabi da UFFS – Campus Chapecó está em funcionamento

Publicado em: 23 de setembro de 2016 10h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Desde o dia 14 de setembro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó está em funcionamento.

No dia 30 de agosto, o Neabi já havia definido a sua coordenação com a professora do curso de Ciências Sociais, Claudete Soares, como coordenadora, e a professora do curso de História, Renilda Vicenzi, como vice-coordenadora. No dia 14 de setembro, com uma nova reunião realizada, que teve a participação de estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Letras, Geografia e História, o Neabi passou a funcionar efetivamente no Campus Chapecó.

Nessa reunião foi realizado o planejamento de algumas ações, como a criação de uma logomarca para o núcleo, a criação de um site e atividades em comemoração ao 20 de novembro, no mês da Consciência Negra.

De acordo com Claudete, estudantes e professores que tenham interesse em participar podem fazer parte desde que se envolvam nas atividades do núcleo. O grupo pretende se encontrar uma vez por mês, e a próxima reunião está marcada para o dia 17 de outubro, às 14h, no Laboratório de Ciências Sociais e História.

NEABI

O núcleo atende à legislação que propõe e regula a inserção destes temas – afrobrasileiros e indígenas – nas instituições de ensino brasileiras, mais especificamente a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.

A constituição do Núcleo no Campus Chapecó atende uma demanda de vários professores que desde 2011 trabalham com as temáticas afrobrasileiras e indígenas. O Neabi vai atuar na Pesquisa, Cultura, Extensão e acompanhar os projetos políticos pedagógicos dos cursos, principalmente os de licenciaturas, para que a formação atente para o conhecimento da cultura afro e indígena. Além disso, irá fortalecer o debate e o enfrentamento contra o racismo que negros e indígenas sofrem, contribuindo com ações pontuais e firmes para garantir que eles entrem e permaneçam na Universidade em condições de igualdade.