Língua, cultura, ensino e aprendizagem fazem parte do Teletandem
Estudantes do Campus Chapecó interagem com estudantes argentinos, em trocas colaborativas de experiências e estudos de línguas

Publicado em: 19 de abril de 2023 14h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2023 17h04min

Entre argentinos e brasileiros apenas computadores e a intenção colaborativa de ensino e aprendizagem de espanhol e português. O projeto de extensão “Teletandem: aproximações entre línguas e culturas” está sendo desenvolvido, como parte da curricularização da extensão, pela primeira vez no curso de Letras – Português e Espanhol da UFFS – Campus Chapecó.

A primeira sessão aconteceu no início de abril, no Laboratório de Línguas (LABLING) e teve a participação de todos os 20 estudantes matriculados no CCR "Projetos de extensão I". Serão oito sessões até o fim do semestre.

O CCR, da sétima fase, é ministrado pelas professoras Maria José Laiño e Solange Labbonia, que também coordenam o projeto. Ele está contido no programa “Extensões em Letras”, institucionalizado e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Conforme a professora Maria, o objetivo do projeto “é proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa mediada pelo computador em que os pares de falantes nativos integrantes de diferentes nacionalidades, a partir do trabalho cooperativo, aprendem a língua um do outro”. Podem participar acadêmicos dos cursos de Letras Português e Espanhol – Licenciatura do Campus Chapecó e de Métodos y Técnicas de Traducción da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina.

As professoras acreditam que a ação representa um importante contato com o ensino e aprendizagem de línguas, já que são proporcionadas interações diversificadas e multifacetadas, a partir de um contexto virtual síncrono colaborativo, com o objetivo de construir conhecimento de maneira conjunta. A professora Maria explica que, apesar de ter o intuito de ensinar e aprender línguas, a proposta do Teletandem tem características diferentes de uma sala de aula regular, o que possibilita a formação de estratégias dos graduandos para esse novo ambiente de ensino e aprendizagem.

O estudante Eduardo Viccari comenta que sua participação no Teletandem contribuirá na formação enquanto professor. “Esse projeto de extensão nos assegura uma importante troca de conhecimentos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa e espanhola. No primeiro contato virtual, foi possível compartilhar vivências e trocar ideias sobre a nossa vida pessoal e acadêmica. Tenho a certeza de que ao longo desse semestre letivo, vamos elaborar estratégias que possibilitem uma aprendizagem colaborativa, construída a partir do outro, levando sempre em consideração a reciprocidade e autonomia entre os envolvidos no projeto, bem como o uso comunicativo do português e espanhol”, ressalta.