Formação proporciona discussões e conhecimentos para professores e futuros professores
Teoria e práticas fizeram parte de projeto desenvolvido pela UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 10 de novembro de 2017 18h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 07h11min

Professores de anos iniciais da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, estudantes de cursos de licenciatura da UFFS – Campus Chapecó e demais envolvidos chegaram ao fim dos encontros do Projeto de Extensão “Formação Continuada de Professores – Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. E as avaliações apontam para um aprendizado importante a partir de leituras, explanações e discussões.

O projeto, parceria entre o PIBID Subprojeto Interdisciplinar de Chapecó e PET ALL (Letras e Pedagogia), teve cinco encontros presenciais com duração de quatro horas. Outras quatro horas foram de encontro dirigido, no qual os professores fizeram à distância, antes da formação presencial, numa forma de preparação para o encontro.

Buscou-se temas conectados à realidade dos docentes para as discussões.  O primeiro, em junho, foi “Uso do dicionário escolar”, com a orientação da mestra Cintia Marangoni Menezes. No final do mês o professor Fernando da Silva trabalhou com o tema “Jogos em sala de aula: princípios de implementação de práticas significativas de ensino e aprendizagem”. Já em agosto, a professora da UFFS – Campus Chapecó, Maria José Laiño, coordenou os estudos sobre “Ninguém mais gosta de brincar? A relação da criança com o gênero publicidade: alguns aspectos metodológicos”. “Preconceito Linguístico na Escola” foi o assunto abordado pelas professoras da UFFS – Campus Chapecó Cláudia Andrea Rost Snichelotto e Aline Gravina. No último encontro, a professora Alice Ribeiro Dionizio discutiu “Projeto Pedagógico Interdisciplinar e bonecas abayomi no ensino fundamental: ferramentas para uma educação antirracista”.

A coordenação do projeto, inicialmente, foi da professora Morgana Fabiola Cambrussi, que, ao entrar em licença maternidade, passou à professora Ani Carla Marchesan, que também é colaboradora pelo PIBID. Faz parte da equipe, também, o professor Eric Durarte Ferreira, colaborador pelo PET. As estudantes Bruna Eccher, da sétima fase de História, Genessi Dall Agnol, da quinta fase de Pedagogia e Michele de Melo Nenes, que estudava Pedagogia na UFFS – Campus Chapecó, estiveram juntas na produção do projeto, que iniciou ainda em março. Depois, Bruna e Genessi seguiram nas demais etapas.

Para Bruna, o projeto “proporcionou a vivência na prática, somada às experiências que os professores trazem da sala de aula. Aprendemos até mesmo com as angústias. Apesar delas, percebemos que os professores buscaram fazer propostas”, relata ela. Genessi ressalta que em todo o processo, elas viram os dois lados, o que tornou ainda mais completa a participação das estudantes. “Notamos a importância da Formação Continuada para os professores e também como cursista, já que participamos de todas as fases”, destacou.

Na escola, o retorno também parece positivo. Cada participante recebeu uma avaliação, mas ainda não houve o retorno desse material. Porém, conforme a professora Cláudia Cervenski, que atua na escola e que participou da formação, o processo foi bastante proveitoso. “Em conversas informais com os professores pude perceber que os temas trabalhados e a dinâmica utilizada durante as formações foram muito elogiados pelos participantes”. E ela mesma avalia positivamente o conjunto dos encontros. “Eu particularmente amei cada tema abordado. Porque todos vieram de encontro com alguma vivência ou problemática que temos em nosso cotidiano. Os temas foram expostos com clareza e além disso trabalhamos na prática com o que foi abordado”.

Conforme a professora Morgana, há uma percepção da equipe executora do projeto: “em geral, os encontros suscitaram debates e reflexões produtivos, além de, a cada dia, novas práticas pedagógicas terem sido incorporadas à rotina dos professores em formação continuada, ou seja, o curso estava bastante conectado à realidade desses docentes e esse é um dos motivos que nos levam a acreditar na validade de formações continuadas que tenham o formato de formação teórica aliada à transposição didática e ao desenvolvimento de propostas práticas para a sala de aula. Ações como essa conduzem o Subprojeto PIBID Interdisciplinar de Chapecó no cumprimento de seu compromisso com a promoção da Educação Básica de qualidade e, ainda, ter a parceira do PET-ALL (Letras e Pedagogia) nessa atividade de extensão potencializou nossos resultados”.

A professora Ani também ressaltou a importância da escola propiciar esse espaço de formação. Segundo ela, já há uma formação oferecida pelo Estado e outros momentos em que os professores têm espaços de tempo para estudo, mas as formações haviam sido cortadas do calendário. “Na escola, o diretor leu o projeto e quis o oferecimento da formação. Ele conseguiu liberar os professores nessas tardes e em uma manhã para que realizassem a formação”, lembrou ela.