Fapesc aprova duas propostas da UFFS - Campus Chapecó em edital de infraestrutura
Ambas as propostas visam qualificar a pesquisa desenvolvida na Instituição, aumentando o impacto das pesquisas do corpo docente e da pós-graduação

Publicado em: 22 de dezembro de 2023 15h12min / Atualizado em: 22 de dezembro de 2023 16h12min

Duas propostas da UFFS – Campus Chapecó foram contempladas no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 15/2023, que trata do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina. O valor aprovado foi o máximo, de R$ 2,5 milhões, para cada um dos projetos.

As propostas envolveram vários pesquisadores da UFFS: Margarete Dulce Bagatini (proponente) e Zuleide Maria Ignácio (proponente) Sérgio Luiz Alves Júnior, Adriana Remião Luzardo, Angela Alves dos Santos, Odinei Fogolari, João Paulo Bender, Guilherme Martinez Mibielli, Vanessa Neumann Silva, Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel, Débora Tavares de Resende e Silva e Clevison Luiz Giacobbo.

Inicialmente, apenas um projeto, selecionado previamente na Instituição, poderia ser submetido. Com a revisão do edital, abriu-se a possibilidade de mais um ser encaminhado para avaliação.

A primeira proposta trata de uma central de análises com equipamentos que atendem a pesquisadores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Agrárias. A partir dela, os pesquisadores pretendem adquirir um novo cromatógrafo de ultra alta performance (UHPLC) com espectrômetro de massas triplo-quádruplo, um microscópio confocal, que proporciona observações microscópicas com objetivos distintos e muito mais avançadas.

Um biotério setorial anexo ao laboratório multiusuário de farmacologia e fisiopatologia está contemplado na segunda proposta. Ele atenderá a pesquisadores de diferentes subáreas das Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Para ampliar e realizar análises mais sofisticadas, o grupo considera necessária a aquisição de equipamentos mais modernos, dado que os que vêm sendo utilizados foram comprados há mais de dez anos.

“Para a pesquisa da UFFS, a aprovação dos recursos neste edital é de fundamental importância, pois iremos adquirir equipamentos com alta tecnologia que contribuirão para o desenvolvimento de pesquisas de excelência a nível nacional e internacional”, avalia Margarete.