Estudantes de 25 municípios estarão na UFFS para realização da OMOC
Olimpíada de Matemática chega na sexta edição com número recorde de participantes

Publicado em: 17 de outubro de 2023 13h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2023 16h10min

O sábado (21) será movimentado na UFFS – Campus Chapecó. Cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes, de 25 municípios da região Oeste estarão na universidade para a segunda fase da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc).

Serão cinco questões discursivas compostas de problemas, cada uma valendo 20 pontos. Os melhores colocados serão premiados com medalhas e certificados, em cerimônia no dia 2 de dezembro. Também será homenageada a escola com mais participantes em relação ao número de matriculados.

Na sexta edição, a OMOC visa estimular o estudo da Matemática, colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino da Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos. Para isso, além das provas, os estudantes podem participar de treinamentos: em 2023, foram 20 on-line e 20 presenciais.

Conforme o coordenador da OMOC, professor Milton Kist, a olimpíada é o resultado de um esforço conjunto de escolas – com a atuação de diretores, coordenadores, professores de Matemática e estudantes –, da Comissão Regional da UFFS e de outros agentes. Por esse motivo, a expectativa para a segunda fase é a melhor possível. “Neste ano, tivemos mais de 10 mil alunos participando da primeira fase. Cada vez mais a OMOC vem entrando no calendário das escolas e dos estudantes, e o fato desse aumento do número de participantes faz com que o nível também aumente a cada edição”, comemora.

Os números dão a tônica da empolgação da equipe organizadora: em 2017, na primeira edição, foram 329 estudantes, 22 escolas de três municípios. Na última edição realizada, em 2022, foram 6448 estudantes, 66 escolas de 19 municípios.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível durante o processo, três professores e quatro estudantes atuaram na OMOC. Para a aplicação da segunda fase da olimpíada, o grupo terá a ajuda de 70 alunos voluntários.