Curso de Matemática promove três eventos simultâneos
Um deles, em nível estadual, acontece pela primeira vez em Chapecó

Publicado em: 09 de outubro de 2023 16h10min / Atualizado em: 09 de outubro de 2023 16h10min

Uma maratona de atividades envolvendo Matemática acontece na UFFS – Campus Chapecó de 30 de outubro a 1º de novembro. Serão três eventos nos três turnos dos três dias: IX Encontro Catarinense de Educação Matemática (ECEM, pela primeira vez em Chapecó), II Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação Matemática do Estado de Santa Catarina (EGRUPEM-SC) e VI Semana Acadêmica de Matemática (SAMAT). (Saiba mais sobre programação, datas e inscrições abaixo).

A promoção dos eventos é do curso de Matemática da UFFS – Campus Chapecó em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Santa Catarina (SBEM-SC), e com o apoio da Capes, tendo como objetivo apoiar o trabalho do professor da Educação Básica e da Educação Superior. Conforme a professora Marisol Vieira Melo, que está à frente do ECEM, o desafio foi aceito como uma forma de valorizar a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática e como comemoração, uma vez que o curso está prestes a completar dez anos.

Com Mesas Temáticas, sessões de Comunicações, Pôsteres e Oficinas, evidenciando espaços escolares e não escolares, bem como, o tratamento com tecnologias digitais e a perspectiva inclusiva para a aprendizagem matemática, o evento ancora-se nos eixos que tratam da formação de professores que ensinam Matemática; das práticas escolares e não escolares na Educação Matemática; e da pesquisa em Educação Matemática. “Assim, ao evidenciarmos as experiências escolares da Educação Básica, trazendo para mais próximo dos licenciandos, agora sob outra perspectiva daqueles futuros professores de Matemática, ou seja, em formação profissional, também estaremos ressignificando a escola, cujo espaço social ele já conviveu por no mínimo, doze anos, enquanto estudante da Educação Básica”, afirma a professora Marisol.

Ela ressalta que, portanto, agora o desafio é formar esse profissional para a docência, não só o licenciado em Matemática, mas aquele que ensinará Matemática. Portanto, os ‘professores que ensinam matemática’, termo cunhado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM/Unicamp) amplia aquela concepção do professor de Matemática. A professora explica que, enquanto este último é o professor licenciado no Curso de Matemática, que atuará nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; os primeiros, abrangem os profissionais licenciados em Pedagogia, cuja formação é para a Educação Infantil e Anos Iniciais. Todos, portanto, ensinam Matemática, e a licenciatura é o espaço privilegiado para essa formação.

“Nesse sentido, o evento busca fortalecer as licenciaturas do próprio Campus Chapecó, da UFFS, que vem ao encontro do princípio desta instituição pública, incentivando a busca pela graduação em Matemática – curso que tem se destacado nos conceitos máximos de avaliação do MEC”, frisa.

Os benefícios da realização do evento também são para quem participa. “Acreditamos que o IX ECEM promove a integração e a capacitação de licenciandos, de professores da Educação Básica, de pesquisadores e de docentes do Ensino Superior da comunidade acadêmica local e estadual. O evento é uma oportunidade de formação continuada de professores que ensinam matemática, sobretudo, valorizando diferentes espaços em que se produz saberes matemáticos e da prática profissional. É um amplo espaço de discussão e que, sem o apoio das instituições e de gestão escolar, isso não se tornaria possível. Os professores sentem a necessidade de serem acolhidos e protagonistas, tanto quanto os estudantes, no processo de formação. É por isso que esses três eventos fomentam os diálogos e estreitam relações entre professores que ensinam matemática de diferentes instituições, níveis de ensino em regiões de SC, favorecendo a articulação de ideias, projetos e ações entre os envolvidos”, explica a professora.

Já o II EGRUPEM-SC é um evento que evidencia a produção dos grupos de pesquisa em Educação Matemática no estado catarinense, abrindo diálogos e promovendo um espaço de socialização de estudos, com vistas à ampliação de possibilidades de parcerias entre os pesquisadores e os grupos.

VI SAMAT

A VI Semana Acadêmica de Matemática (VI SAMAT) da UFFS – Campus Chapecó está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos até 10 de outubro. Para participantes, o prazo encerra no dia 20.

A VI SAMAT acontece no período noturno e de forma presencial. Tem como público-alvo, estudantes de licenciaturas, de pós-graduação e professores da Educação Básica, que poderão, por meio de oficinas e apresentações orais, compartilhar vivências de diversos âmbitos, como TCCs, estágios curriculares, iniciação científica, monitorias, PIBID, Residência Pedagógica, pós-graduação, projetos de extensão e experiências na Educação Básica.

A professora Ana Maria Basei, que coordena a Semana Acadêmica, destaca que “além de participar de comunicações e oficinas, os inscritos terão o privilégio de acompanhar a conferência de abertura com o professor Sergio Lorenzato, considerado expoente na área de Educação Matemática, especialmente no âmbito da formação de professores que ensinam Matemática, laboratório de Matemática e educação infantil. A palestra terá como tema "Da prática docente às recomendações de Malba Tahan", trazendo experiências da trajetória docente do professor Lorenzato desde quando aluno de Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, autor da obra “O homem que calculava”.

DATA: 30/10/2023 a 01/11/2023

LOCAL: UFFS, Campus Chapecó-SC