Curso de Ciências Sociais promove Seminário de Leituras Críticas com o tema da Revolução Russa
Professor da Unicamp será o palestrante do evento

Publicado em: 31 de outubro de 2017 09h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2017 08h10min

Ocorre na próxima terça-feira (7), às 19h30, no auditório do Bloco B, o Seminário de Leituras Críticas, promovida pelo curso de Ciências Sociais, sobre a Revolução Russa. A palestra terá como tema “Estado, direito e os desafios da transição socialista”, com o palestrante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcio Bilharinho.

Quem tiver interesse em participar pode fazer a inscrição preenchendo o formulário do Seminário Leituras Críticas até uma hora antes do início do evento. Também haverá certificação para os participantes, que será enviado por e-mail.
O objetivo principal do Seminário é promover uma reflexão crítica sobre o significado histórico, político e social da Revolução Russa, buscando enfatizar o debate sobre algumas dimensões importantes deste processo de transição social, como relações existentes entre Estado, direito e classes sociais.
Para o professor e um dos organizadores do evento, Danilo Enrico Martuscelli, a Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos no século XX, por isso a necessidade de se discutir o tema. “Esse grande acontecimento repercutiu na transformação das relações sociais de classe prevalecentes na formação social russa, exerceu papel relevante na derrota do nazifascismo na Segunda Guerra Mundial e também impactou mundialmente as organizações dos trabalhadores. Além disso, influenciou direta e indiretamente as lutas por libertação nacional na África e na Ásia e os processos revolucionários chinês e cubano, foi utilizado como pretexto para que ditaduras militares fossem implementadas na América Latina com vistas a conter um suposto avanço do comunismo no continente, assim como, contraditoriamente, expressou as dificuldades de superar o capitalismo e construir o socialismo”, explicou.