Campus Chapecó recebe a etapa regional da Conferência Nacional Popular de Educação
Universidade é parceira na realização do evento

Publicado em: 30 de outubro de 2017 12h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2017 08h10min

Na quarta-feira (1º), às 08h, ocorre, no auditório do Bloco B, a Conferência Regional Oeste, que é parte da Etapa Estadual da Conferência Nacional Popular de Educação. O evento é organizado pelo Fórum Estadual da Educação e tem a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó como parceira na realização do evento.

A Conferência tem como objetivo mobilizar a sociedade catarinense para intensificar o monitoramento e a avaliação do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, corresponsabilidades e atribuições entre os entes federativos e os sistemas de educação.
Nesta etapa que se realiza no Campus Chapecó, serão discutidos dois eixos: o Eixo III, com o tema “Planos Decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social” e o Eixo IV, com o tema “Planos Decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social”.
Na programação também haverá uma conferência com o tema “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”, ministrada pela professora da UFFS, Aurélia Lopes Gomes. Além disso, haverá trabalhos em grupo por eixos temáticos, sistematização e aprovação de emendas e a eleição de 48 delegados para participarem da etapa estadual.
Para a diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, é muito importante que a comunidade em geral participe da Conferência, pois é um significativo instrumento de acompanhamento e monitoramento do Plano Nacional da Educação. “Para nós, do Campus Chapecó, que temos a formação de professores como um importante eixo, pois temos sete licenciaturas, é estratégico que esse evento seja realizado dentro da Universidade”, ressaltou.

Restaurante Universitário
Para atender a comunidade acadêmica e regional que estarão no Campus, o RU, expecionalmente, na quarta-feira (1º) vai estender o horário de almoço, abrindo às 11h45 até as 14h30.