UFFS — Cerro Largo promoverá evento em parceria com a Fiocruz
Seminário será realizados nos dias 26 e 27 na unidade Seminário

Publicado em: 11 de setembro de 2023 10h09min / Atualizado em: 11 de setembro de 2023 11h09min

Nos dias 26 e 27, acontecerá, na unidade Seminário da UFFS — Campus Cerro Largo, o I Seminário de Governança Territorial na Abordagem de Saúde Única para a Região das Missões/RS. Planejado no acordo de cooperação técnica firmado entre a UFFS e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o evento tem por objetivo a ativação de uma rede de inteligência cooperativa (RIC) para ações de governança territorial gerenciadas pelo Colaboratório de Gestão do Conhecimento da UFFS (COLAB), que será lançado no dia 26, às 13h30, no auditório do Seminário da UFFS, com apresentação da proposta para a Comunidade Regional Missões/RS. O COLAB é coordenado pelos responsáveis técnicos Louise de Lira Roedel Botelho (UFFS) e Wagner de Jesus Martins (FIOCRUZ).

Nessa etapa de constituição da RIC, o COLAB conta com o apoio interinstitucional de uma equipe de especialistas: Sandra Vidal Nogueira, Enise Barth, Serli Genz Bolter, Iara Denise Endruweit Battisti, Adriana Remião Luzardo e Darlan Cristiano Kroth, da UFFS,  e Edward Torres Maia, Alba Simone Barbosa Mendes e Maria do Socorro de Souza, da FIOCRUZ.  

As demandas da Região Funcional de Planejamento (RFP) 7 – Missões/RS e de seus 25 municípios ganham centralidade no trabalho do COLAB-FIOCRUZ/UFFS, organizado a partir da formação de comitês populares (através da RIC) e infraestrutura de suporte baseada em tecnologias sociais, digitais e participativas de ciência cidadã. Assim, o foco será a identificação de pautas prioritárias, visando contribuir para a definição de agendas estratégicas e processos de tomada de decisão em políticas públicas de Saúde Única.  

No dia 27 de setembro, a partir das 8h, serão desenvolvidas atividades coparticipativas de diálogos prospectivos e será formulado o planejamento estratégico para a Região das Missões sobre saúde única.