Fiocruz e UFFS iniciam atividades da Rede de Inteligência Cooperativa
A Região das Missões agora passa a contar com o Colaboratório de Gestão do Conhecimento - COLAB Fiocruz-UFFS

Publicado em: 03 de outubro de 2023 14h10min / Atualizado em: 04 de outubro de 2023 15h10min

Durante o I Seminário de Governança Territorial na Abordagem de Saúde Única para a Região das Missões/RS, ocorrido na tarde de 26 de setembro e durante todo o dia 27, na Unidade Seminário do Campus Cerro Largo, foi realizado o lançamento do Colaboratório de Gestão do Conhecimento - COLAB Fiocruz-UFFS, fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UFFS (gestão 2022-2027).

O Seminário teve por objetivo a ativação da Rede de Inteligência Cooperativa (RIC), para ações de governança territorial gerenciadas pelo Colaboratório, com a apresentação da proposta para a comunidade regional das Missões/RS e desenvolvimento de atividades coparticipativas de diálogos prospectivos e formulação de planejamento estratégico para o Colaboratório, sobre a região das Missões na perspectiva da Saúde Única.

As demandas da Região Funcional de Planejamento RFP 7 – Missões/RS e seus 25 municípios, ganham centralidade no trabalho do COLAB Fiocruz-UFFS, organizado a partir da formação de comitês populares ligados ao RIC, com infraestrutura de suporte baseada em tecnologias sociais, digitais e participativas de ciência cidadã. Durante a realização do seminário, buscou-se identificar pautas prioritárias, visando contribuir para a definição de agendas estratégicas e processos de tomada de decisão em políticas públicas de saúde única.

O COLAB Fiocruz-UFFS é coordenado pelos responsáveis técnicos Louise de Lira Roedel Botelho, da UFFS, e Wagner de Jesus Martins, da Fiocruz. Nessa etapa de constituição da RIC, conta-se com o apoio interinstitucional de uma equipe de especialistas: Sandra Vidal Nogueira, Enise Barth, Serli Genz Bolter, Iara Denise Endruweit Battisti, Adriana Remião Luzardo e Darlan Cristiano Kroth, da UFFS, e Edward Torres Maia, Alba Simone Barbosa Mendes, Ione Bezerra e Maria do Socorro de Souza, da Fiocruz.

A partir desse momento, as duas instituições passam a atuar no desenvolvimento de pesquisas conjuntas. O lançamento do COLAB Fiocruz-UFFS é um marco para o Campus Cerro Largo e a região, pois, a partir desse acordo de cooperação, a Fiocruz passará a ter o primeiro Colaboratório fora da estrutura de Brasília, possibilitando à região das Missões importantes contribuições para a formulação das políticas públicas nacionais, além de colocar a região no mapa das tratativas históricas. Esse é um momento histórico, ressalta Louise, coordenadora do COLAB Fiocruz-UFFS.

Na cerimônia de lançamento estiveram presentes docentes, graduandos, mestrandos, convidados, comunidade regional e as seguintes autoridades: Joviles Trevisol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS; Bruno München Wenzel, diretor da UFFS - Campus Cerro Largo; Wagner de Jesus Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz – Brasília; Paulo César Kipper de Almeida, prefeito de Cerro Largo; Louise de Lira Roedel Botelho, coordenadora do Colaboratório de Gestão do Conhecimento (COLAB Fiocruz-UFFS); Edemar Rotta, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas; Júlio Ledur, secretário municipal da Saúde e vice-prefeito de Cerro Largo; Fernanda C. da Silva Feijo, Rede Saúde Fiocruz; William Alves, Rede Saúde Fiocruz; Adriana Remião Luzardo, diretora da UFFS - Campus Chapecó; Carmo Mumbach, da Câmara de Vereadores de Cerro Largo; Fabiano Kapelinski, da Câmara de Vereadores de Guarani das Missões; Gilberto Corazza, da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo; Diogo Max, da Câmara  de Vereadores de Santa Rosa; Fernando Borella, da Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa; Neiva Fogolari, secretária de Educação de Cerro Largo; Gustavo Wohlenberg, da Secretaria de Educação de Santa Rosa; Anita Spies da Cunha, do Ministério Público do RS; Sebastião L. T. Leite, da AHCASA; Pablo Saragoso, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde; Lisiane Q. Cunha, do Movimento de Mulheres Camponesas; Guido Cassildo Henz, do Centro Cultural 25 de julho; Janete F. Schoffen, do Lions Clube Cerro Largo e Ivo P. Lentz, do Grupo Amor Exigente.

Destacando o momento ímpar para a UFFS — Campus Cerro Largo, a Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Largo entregou uma moção de aplausos e agradecimentos aos membros do projeto pela destacada relevância do Colaboratório para região e para o planejamento de políticas públicas de Saúde Única.

Após a realização do lançamento do COLAB Fiocruz-UFFS, passou-se às conferências, que integraram a programação do seminário, com as seguintes temáticas:

I - Tecnologias Sociais para a Região das Missões do RS, por Dr.ª Louise de Lira Roedel Botelho - UFFS;

II - Relação entre Saúde Única e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por Dr. Wagner de Jesus Martins - Fiocruz;

III - Práticas de Ciência Cidadã no atendimento às demandas pela ‘igualdade do diferente', por Drª Sandra Vidal Nogueira - UFFS;

IV - A experiência do Colaboratório no Distrito Federal, Dr. Edward Torres Maia – Fiocruz.

 

O I Seminário de Governança Territorial na abordagem de Saúde Única para a Região das Missões/RS esteve estruturado a partir dos seguintes objetivos:

  • Planejamento estratégico de ativação da Rede de Inteligência Cooperativa (RIC) para ações de governança territorial (Missões/RS), organizada na perspectiva da formação de comitês populares e estruturada com base em tecnologias sociais de Ciência Cidadã, aplicadas ao escopo das políticas públicas de Saúde Única;
  • Fortalecimento da articulação entre a Fiocruz com instituições externas, em especial, o contexto da universidade pública federal e demais entidades da sociedade civil organizada e organismos públicos de controle social;
  • Apresentação do COLAB Fiocruz-UFFS, a Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (PICAPS) e a Sala de Cooperação Social (SCS);
  • Popularização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre populações urbanas e rurais, no que se refere à saúde e bem-estar; igualdade de gênero; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.
Galeria de Imagens: