UFFS — Campus Cerro Largo recebe Planetário Móvel nos dias 13 e 14 de setembro
Agendamento de visitas deve ser feito até o dia 11 de setembro

Publicado em: 04 de setembro de 2023 08h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2023 14h09min

Um Planetário Móvel estará na UFFS — Campus Cerro Largo na próxima semana e estará disponível para visita nos dias 13 e 14 de setembro.

Dentro dele, há um espaço para projeções diversas, no qual utiliza-se um projetor FullDome 360º de imagem. Como é o céu visto na Antártica? Como é o céu na China ou Japão? Como se vê a Terra a partir da Lua? Todas essas curiosidades poderão ser abordadas nas visitas. Na tela esférica, o céu pode ser simulado e utilizado para tratar sobre astronomia, geografia, física e até mesmo biologia. O público pode contemplar uma viagem pelo sistema solar e a galáxias distantes.

O Planetário Móvel é um projeto aprovado em uma chamada universal do CNPq e que está sendo realizado em uma parceria entre todas as universidades federais do Rio Grande do Sul,  a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do grupo Planetários do Sul.

Para fazer a visita, é necessário realizar o agendamento através do e-mail planetariouffscerrolargo@gmail.com até o dia 11 de setembro. O tempo estimado para cada sessão é de 30 minutos, e a lotação  é de 35 pessoas.

Galeria de Imagens: