No Palco do Conhecimento da EFAPI, professoras do Campus Cerro Largo apresentam software para auxiliar crianças com dislexia

Publicado em: 18 de outubro de 2023 09h10min / Atualizado em: 19 de outubro de 2023 12h10min

No último dia 10 de outubro, no Palco do Conhecimento da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó ( EFAPI), ocorreu um marco significativo na área da educação inclusiva. As professoras Jeize de Fátima Batista e Cleusa Inês Ziesmann do Campus Cerro Largo apresentaram um software que promete contribuir com avanços no tratamento de crianças diagnosticadas com dislexia.

Em formato de jogo, o EstimuGAME é um software para tratamento remediativo em crianças diagnosticadas com dislexia e representa um passo importante no auxílio ao desenvolvimento da consciência fonêmica em crianças que enfrentam desafios na leitura, devido à dislexia.

Desenvolvido pela professora Jeize de Fátima Batista, o software age como uma ferramenta no processo de reconhecimento grafo-fonêmico, proporcionando um suporte fonoaudiólogo e neurológico para a evolução da habilidade de leitura em crianças com dislexia. Em 2022, Jeize cedeu os direitos autorais do software para a UFFS, que passou a ser a detentora do produto. 

Cleusa Inês Ziesmann, que atua na área de Educação Especial e Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, participou da apresentação a EFAPI, destacando a importância da educação inclusiva, como um dos pilares para a construção de uma sociedade mais igualitária.

A dislexia é uma condição que afeta milhões de crianças em todo o mundo, e a apresentação desse software marca um avanço significativo na busca por soluções eficazes. O EstimuGAME promete não apenas facilitar o aprendizado de crianças com dislexia, mas também abrir portas para novas possibilidades de ensino e inclusão.


Galeria de Imagens: