PET Ciências recebe escola de Salvador das Missões no projeto "Escola Vem ao PET Ciências, Vem à UFFS"

Publicado em: 06 de setembro de 2023 10h09min / Atualizado em: 06 de setembro de 2023 14h09min

No dia 31 de agosto, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Afonso Rodrigues, localizada na Vila Santa Catarina, município de Salvador das Missões, realizou uma visita ao Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul, por intermédio do programa PET Ciências. Nessa ocasião, os alunos foram acompanhados por bolsistas do PET Ciências.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da Universidade, incluindo o Bloco A, que abriga a biblioteca, salas de aula, saguão, o Bloco dos Professores e os laboratórios (1, 2 e 3). Eles puderam também conhecer os processos de pesquisa em andamento e os instrumentos laboratoriais disponíveis.

Durante a visita, foram desenvolvidas atividades didático-pedagógicas envolvendo conceitos ecológicos, incluindo aspectos biológicos, físicos e químicos sobre interações ecológicas, bem como o ciclo de vida dos nutrientes no ambiente. Além disso, foram realizadas atividades experimentais nas áreas de Química, Física e Biologia, com foco na alfabetização científica. Nos laboratórios da UFFS, os alunos visitantes puderam ter contato com  formação de micelas, a medição da densidade de materiais, a observação de flores no estereomicroscópio, a visualização de células e cloroplastos de plantas no microscópio óptico, além de experimentar a geração de energia eletrostática através do atrito com balões.