Campus Cerro Largo toma as primeiras medidas para a retomada das atividades letivas suspensas
Avaliação de risco alto relacionado ao surto epidêmico de COVID-19 indica a continuidade das atividades de maneira remota

Publicado em: 17 de agosto de 2020 11h08min / Atualizado em: 17 de agosto de 2020 22h08min

O Conselho Universitário da UFFS publicou, no último dia 11, a Resolução nº 35/CONSUNI/UFFS/2020, que estabelece o Protocolo de Biossegurança para que cada Campus possa elaborar seu Plano de Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas Suspensas em razão da Covid-19. Dessa forma, o Campus Cerro Largo realizou reunião do Conselho de Campus nesta quinta-feira (13) para estabelecer as primeiras medidas.

Durante a reunião, foi realizada avaliação do risco relacionado ao surto epidêmico do novo Coronavírus, levando em consideração o contexto da região de abrangência do Campus. Foram avaliados três fatores: propagação do novo Coronavírus; capacidade do sistema de saúde pública local; e mobilidade, circulação de pessoas e condições operacionais da Unidade. Assim, foi definido que o Campus Cerro Largo dá continuidade as suas atividades em Nível de Segurança Operacional 4, que, dentro de uma escala de 1 (risco baixíssimo) a 5 (risco altíssimo), considera o risco relacionado à Covid-19 como alto.

Na mesma Sessão do Conselho foi aprovada a Resolução nº 6/CONSC-CL/UFFS/2020, que estabelece as datas referentes ao segundo semestre de 2020 dos Programas de Pós-Graduação do Campus, os quais tiveram suas atividades continuadas, predominantemente de maneira remota, e com previsão para iniciar o próximo semestre (2020/2) no próximo mês. Ainda, foi estabelecida uma Comissão para elaboração do Plano de Retorno das Atividades Acadêmicas Suspensas no âmbito do Campus Cerro Largo.

Implicações do Nível de Segurança 4 no Campus

De acordo com o Anexo I da Resolução nº 7/CONSC-CL/UFFS/2020, o nível 4 de segurança não permite que as aulas da graduação e pós-graduação sejam realizadas presencialmente, sendo apenas permitidas remotamente. Aulas práticas em laboratórios e outros ambientes especializados, por exemplo, também não são permitidas. Os laboratórios podem ser acessados apenas nos casos de atividades de pesquisa (incluindo do desenvolvimento de dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso) e extensão, mas com limite de ocupação de apenas 25% em relação aos valores de referência. Visitas técnicas são outro tipo de atividade que não são permitidas dentro do nível de segurança 4.

Com relação a estágios e práticas profissionais, são permitidos desde que obedecidas as regras estabelecidas no local de desenvolvimento das atividades.
O Restaurante Universitário (RU) e Cantina continuam sem atendimento no Campus Cerro Largo. Os setores de atendimento a estudantes, bem como os administrativos, continuam em trabalho remoto e, eventualmente, de forma presencial quando houver demanda. Eventos culturais e reuniões de colegiado, conselhos, entre outros, continuam a ser realizadas somente via remota. As atividades dos trabalhadores terceirizados, como limpeza e serviços gerais, mantêm apenas o essencial e sob demanda.

Entenda melhor a implicação de cada nível de segurança no documento constante no rodapé desta matéria intitulado "Implicações dos Níveis de Segurança Operacional". 

Os estudos apresentados

Para a definição do nível 4, o Conselho de Campus utilizou dados da plataforma do Instituto de Informática (INF) da UFRGS, que disponibiliza, entre outros parâmetros, a consulta do Número Efetivo de Reprodução (Rt) do novo Coronavírus, o qual é calculado diariamente, para diferentes localidades do mundo. Como na cidade de Cerro Largo não há um Rt estabelecido, os conselheiros utilizaram os dados de 3 cidades maiores do entorno: Santo Ângelo, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga.

O Rt consiste em uma estimativa de quantas pessoas são contaminadas por cada indivíduo infectado pela Covid-19. De uma maneira geral, com base nos dados analisados, foi constatado que a doença está em expansão na região de abrangência do Campus Cerro Largo, pois o Rt vem se mantendo predominantemente com valores superiores a 1 nas últimas semanas. Ou seja, cada pessoa contaminada tem transmitido, em média, para mais de um indivíduo.

Com relação aos dados referentes à disponibilidade e ocupação do sistema de saúde na região de abrangência do Campus Cerro Largo, os conselheiros utilizaram como fonte a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo as informações, até o dia 12 de agosto a região Macromissioneira possuía 137 leitos de UTI (SUS e privado) e 43 na Região Covid-19 R11 (Santo Ângelo). A taxa de ocupação era de 70,8% na região Macromissioneira e 62,8% na Região R11. Quanto ao número de respiradores UTI adulto, havia 137 na região Macromissioneira, com taxa de ocupação de 35,8%, e 43 na Região R11 com taxa de 37,2%.

Confira, na íntegra, os dados utilizados pelo Conselho de Campus no documento constante no rodapé desta matéria intitulado "Risco Covid-19 - Campus Cerro Largo". 

Próximos passos

A partir de agora, o Conselho vai trabalhar na Elaboração do Plano de Retorno do Campus Cerro Largo. Além disso, em paralelo, os Colegiados dos Cursos discutirão as ofertas dos Componentes Curriculares (CCRs) para o Semestre Suspenso (2020-1) considerando que deverão ser desenvolvidos de maneira remota e que, por enquanto, não poderão ser realizadas aulas práticas. Vale lembrar que alguns CCRs vêm sendo ofertados de forma remota desde a publicação da Resolução Nº 3/CONSUNI/UFFS/2020, no dia 9 de abril de 2020.

Outra ação a ser desenvolvida pelo Campus é a formulação de ações para inclusão digital dos estudantes, que, segundo o diretor do Campus Cerro Largo, Bruno Wenzel, consiste na contratação de conexões de internet e equipamentos de informática, ação que está a cargo da Reitoria da UFFS. Da mesma forma, pretende-se ainda “dar continuidade e intensificar as ações de formação docente para o ensino remoto”, informa o diretor.

Com relação ao início do primeiro semestre de 2020, Bruno afirma que está sendo discutida administrativamente e, “por enquanto, não há data definida. Existe a expectativa de que seja na segunda quinzena do mês de setembro ou início de outubro”, adianta.