Boletim climático indica a tendência para o trimestre outubro-novembro-dezembro na região das Missões
Previsão é de precipitações com volumes acima do normal nos próximos meses

Publicado em: 09 de outubro de 2023 14h10min / Atualizado em: 10 de outubro de 2023 09h10min

Tendência de precipitações acima do normal para o trimestre

O boletim climático do trimestre outubro, novembro e dezembro, elaborado pelos professores Anderson Spohr Nedel e Sidinei Zwick Radons, da UFFS - Campus Cerro Largo, apresenta nos próximos meses para a região uma previsão de precipitações com volumes acima do normal.

As águas superficiais dos oceanos Pacífico Tropical e Atlântico Sul têm apresentado temperaturas acima da média nos últimos meses, indicando a presença do fenômeno climático El Niño, que, aliás, exerce sua maior influência sobre a região Sul (do Brasil), entre o final da primavera e início do verão.

Segundo a Nacional Oceanic Atmospheric Administration (NOAA), a tendência é aumentar ainda mais o aquecimento já existente (1,5ºC, nas últimas 4 semanas, Figura 1) no oceano Pacífico, bem como a persistência do fenômeno, que deve permanecer atuante (95% de chance) até o trimestre janeiro/março de 2024. A estimativa de vários modelos climáticos mostra que a TSM pode atingir, entre outubro/2023 e janeiro/2024, valores médios de 2.2ºC de aumento (figura 2). Essa condição implicará em mais umidade no ar, chuvas mais volumosas e intensas e temperatura do ar acima da média para região das Missões.

Figura 1. Temperatura da Superfície do Mar (TSM) acima do normal, nas últimas semanas, no oceano pacífico (Fonte: CPC/NCEP/NOAA)

Figura 2. Temperatura da Superfície do Mar (TSM) acima do normal, nas últimas semanas, no oceano pacífico (Fonte: Australian Bureau of Meteorology)

 

A previsão por conjunto de diversos modelos climáticos estima precipitações acima da normalidade para o trimestre OND. Para o mês de outubro (que tem média esperada de precipitação de 264mm e o mês que mais chove na região das Missões) estimam-se 90 a 100mm além da média. Para novembro as projeções mostram chuvas entre 120 e 180mm, acima do esperado, que é de 170mm; e para dezembro, a estimativa é que as precipitações variem entre 124 e 186mm acima da média mensal, que é de 200mm. Precipitações essas que devem manter como característica principal, a ocorrência de grandes acumulados em curtos períodos de tempo, tendência que deverá prevalecer também nos próximos anos. A Figura 3 (a, b) apresenta as precipitações e a temperatura do ar ocorridas ao longo de 2023, no campus da UFFS, em Cerro Largo.

Figura 3. Precipitação (a) e temperatura do ar (b) observadas em Cerro Largo em 2023, e suas respectivas médias mensais. (Fonte: UFFS; INMET)

Com relação às temperaturas, os modelos climáticos estimam um trimestre com comportamento acima do normal, assim como já vem ocorrendo desde maio deste ano. Nos meses de outubro e novembro a temperatura do ar pode ficar 1ºC acima do normal (atingindo médias de 22ºC e 24.3ºC, respectivamente), e em dezembro, que será o mês mais quente do trimestre, o aumento poderá alcançar 1.5ºC, na média (média mensal de 26,9ºC).

A condição meteorológica para o trimestre é crucial para a colheita da cultura do trigo e definição da produtividade da primeira safra da cultura do milho no Rio Grande do Sul. Também, é nesse trimestre que se faz a semeadura das lavouras de soja. A perspectiva de chuvas acima da média no trimestre traz preocupação aos agricultores, que já têm no horizonte uma safra de trigo frustrada, devido ao excesso de chuvas e outros eventos extremos de tempo, como vendavais e granizo. Por outro lado, é possível que um aumento nas chuvas possa beneficiar o enchimento de grãos do milho em nossa região e garantir uma boa condição de implantação das lavouras de soja. Contudo, o agricultor deve avaliar, em conjunto com o profissional responsável por sua assistência técnica, o melhor momento para a semeadura da soja e a realização das demais atividades de sua propriedade, considerando ainda os próximos prognósticos, quando já haverá um panorama sobre a expectativa sobre o verão de 2023. Por outro lado, com relação ao trigo, é importante que o agricultor aproveite os momentos oportunos de colheita, uma vez que as “janelas” de tempo seco não devem ser muito extensas e frequentes. Considerando a previsão de temperatura e umidade do ar acima da média, será necessário ainda ter atenção especial ao conforto térmico dos animais, pois essas condições podem causar estresse calórico, causando perdas de produção.

Recomenda-se, por fim, que os agricultores mantenham diálogo constante com os profissionais que acompanham o planejamento e a execução de sua produção, visando estabelecer as melhores estratégias para minimizar impactos de possíveis condições meteorológicas adversas.

 

**O boletim climático e interpretação agronômica faz parte do Projeto de Extensão "Difusão da previsão meteorológica e climática a comunidade regional" coordenado pelo professor Anderson Spohr Nedel, com a colaboração do professor Sidinei Zwick Radons.