Alunas do ensino médio participam de imersão científica no Campus Cerro Largo
Programa Futuras Cientistas estimula o interesse e promove a atuação de professoras e alunas do ensino médio nas áreas de Ciência e Tecnologia

Publicado em: 23 de janeiro de 2024 08h01min / Atualizado em: 23 de janeiro de 2024 14h01min

Três alunas do ensino médio e uma professora foram selecionadas pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) para participar de imersão científica na UFFS, através do programa Futuras Cientistas. O programa objetiva estimular o interesse e promover a participação de mulheres, professoras e estudantes do ensino médio nas áreas de Ciência e Tecnologia através de sua aproximação com centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa. A UFFS firmou parceria com o Cetene para a Imersão Científica de 2024 por meio do projeto “Construção de um fotômetro: promovendo o protagonismo feminino”. 

O projeto, coordenado pelos professores Marlei Veiga dos Santos e Fabiano Cassol, vem sendo desenvolvido de forma presencial nos laboratórios de informática e de química geral do Campus Cerro Largo desde o dia 8 de janeiro e conta com a participação de discentes monitores dos cursos de licenciatura em Química e Engenharia Ambiental e Sanitária e auxilio técnico. Os conhecimentos trabalhados envolvem programação e determinações químicas.

Para Bruna Fantinelm, estudante de nível médio participante do projeto, “a imersão, com certeza, está superando minhas expectativas. Os dias aqui na Universidade foram ótimos. Fizemos o nosso próprio fotômetro e, com ele, medimos as amostras que nós mesmas preparamos. O sentimento em saber que conseguimos fazer coisas que jamais imaginamos que poderíamos fazer é maravilhoso. Além de aprendizados, essa oportunidade está abrindo minha mente para novas oportunidades de estudo futuramente”.

Para a aluna de ensino médio Manuela Altíssimo Pufal, participar da imersão científica foi incrível. Segundo ela, os professores e monitoras proporcionaram muitos aprendizados sobre a tecnologia e a química, abordando assuntos de programação, arduíno, espectroscopia e realizando experimentos com o fotômetro construído por elas. "Foram dias que acredito que farão parte da minha história acadêmica, fiquei impressionada com os laboratórios do Campus, lá eu encontrei infinitas possibilidades de ser cientista. Amei conhecer o Campus da UFFS em Cerro Largo, só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirma. 

A estudante Amanda De Carli também descreveu a participação da imersão científica proporcionada pelo Futuras Cientistas e pela UFFS como uma experiência incrível. "Desde a construção até os experimentos feitos trabalhamos juntos para obter um resultado satisfatório. Foi uma oportunidade única para aprender na prática sobre assuntos tão diversos. Por fim, ver o fotômetro funcionando nos últimos experimentos aumentou meu interesse por mais imersões científicas como essa”, comenta.