Macroprojetos Guarda-Chuva

 
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo
Título
Docentes Participantes
Início da Vigência
A Temática Ambiental e o currículo do Ensino de Ciências.
Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável)
15/04/2022
As políticas educacionais e curriculares e seus efeitos sobre a educação e o ensino na sociedade contemporânea.
Neusete Machado Rigo (Responsável);
02/01/2020
Avaliação e currículo em contexto educacional.
Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável)
01/08/2019
Configurações Curriculares e Práticas Educativas na Educação em Ciências: Valores, Parâmetros e Possibilidades Formativas.
Rosemar Ayres dos Santos (Responsável)
20/03/2023
 
Currículo e o Ensino de Ciências: perspectivas epistemológicas.
Fabiane de Andrade Leite (Responsável)
01/07/2022
Currículos no Ensino de Ciências: história, documentos, literatura e livros didáticos.
Erica do Espirito Santo Hermel (Responsável)
10/05/2022
 
ETHOS-GAIA: por uma ciência a serviço da vida
Deniz Alcione Nicolay (Responsável)
01/08/2020
Processos de Constituição Docente no Ensino de Ciências: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de Ciências.
(Obs: Vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos a partir de 01/01/2023; Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas até 31/12/2022)
Rubia Emmel (Responsável)
01/03/2021
Processos de Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas e Matemática.
(Obs: Vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos a partir de 01/01/2023; Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022)
Rubia Emmel (Responsável)
31/07/2021
 
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Título
Docentes Participantes
Início da Vigência
A formação de professores na área de Ciências da Natureza.
Sinara Munchen (Responsável)
24/10/2022
A formação de professores que atuam na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Linguagem, Práticas Pedagógicas e Constituição Docente.
Judite Scherer Wenzel (Responsável)
06/01/2020
Desenvolvimento profissional, identidade docente, práticas pedagógica e temáticas emergentes na formação de professores de Ciências da Natureza.
Eliane Gonçalves dos Santos (Responsável)
01/08/2021
Ensino de Ciências: formação de professores, práticas pedagógicas, narrativas, conceitos estruturantes e abordagem histórico-cultural.
Sandra Maria Wirzbicki (Responsável)
01/07/2022
Ensino de Ciências: formação, práticas pedagógicas e constituição docente.
Paula Vanessa Bervian (Responsável)
01/04/2020
Estudos sobre o Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: concepções e práticas de ensino e de formação de professores, currículo, conceitos e temáticas atuais.
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
13/03/2022
Formação (continuada) e a constituição do professor (de Matemática).
Danusa de Lara Bonotto (Responsável)
01/09/2019
Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação de Professores.
Danusa de Lara Bonotto (Responsável)
01/07/2020
Processos de Constituição Docente no Ensino de Ciências: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de Ciências.
(Obs: Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022; A partir de 01/01/2023 teve a vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos)
Rubia Emmel (Responsável)
01/03/2021
Processos de Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas e Matemática.
(Obs: Vigência na linha 2 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, até 31/12/2022; A partir de 01/01/2023 teve a vigência iniciada na Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículos)
Rubia Emmel (Responsável)
31/07/2021

 


Macroprojetos Guarda-Chuva (Encerrados)

Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo
Título Docentes Participantes
Vigência
A Temática Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza na Formação de Professores Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável) 16/03/2018 -  15/03/2022
Epistemologia e Formação de Professores Fabiane de Andrade Leite (Responsável)  19/03/2018 - 31/07/2022
Formação de professores: políticas, projetos curriculares e profissionalidade docente
Fabiane de Andrade Leite (Responsável);
Neusete Machado Rigo
19/03/2018 - 31/07/2022
 
Genealogia das licenciaturas: narrativas de formação docente, analisadas a partir de elementos conceituais da filosofia nietzschiana Deniz Alcione Nicolay (Responsável) 01/08/2018 - 07/09/2020
O Estudo da Experimentação em Ciências da Natureza na Formação de Professores Rosangela Ines Matos Uhmann (Responsável) 19/03/2018 - 18/05/2022
O livro didático de Ciências: aspectos históricos, conceitos e práticas pedagógicas Erica do Espirito Santo Hermel (Responsável) 01/03/2018 - 31/01/2021
Políticas de inclusão escolar: da educação especial à educação inclusiva Neusete Machado Rigo (Responsável) 01/04/2019 - 03/03/2022
Políticas municipais de formação continuada de professores para a inclusão escolar Neusete Machado Rigo (Responsável) 01/08/2018 - 31/12/2021
Práticas educativas no campo Ciência-Tecnologia-Sociedade: potencialidades e desafios para “dar visibilidade” a não neutralidade da Ciência-Tecnologia Rosemar Ayres dos Santos (Responsável) 01/03/2018 - 30/09/2022

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Título Docentes Participantes
Vigência
A formação de professores de Ciências da Natureza: desafios e possibilidades Sinara München (Responsável) 01/03/2019 - 30/09/2022
A potencialidade da linguagem na formação de professores ancorada no educar pela pesquisa no espaço tempo da sala de aula da escola de Educação Básica e da universidade Sandra Maria Wirzbicki (Responsável) 01/07/2017 - 31/12/2021
Compreensões acerca da formação inicial em Química
Judite Scherer Wenzel (Responsável)
01/03/2018 - 31/07/2020
Estudos sobre o Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: concepções e práticas de ensino, currículo, conceitos e temáticas contemporâneas
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
01/08/2018 - 31/07/2022
Formação de professores de Ciências da Natureza na Licenciatura em Educação do Campo: relações entre a interdisciplinaridade e a área do conhecimento Sinara München (Responsável) 01/03/2018 - 31/03/2020
Formação de Professores de Ciências para a promoção do Pensamento Crítico: estudo comparativo entre documentos e discursos do Brasil e Portugal
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
01/08/2017 - 31/07/2022
Formação inicial de professores em Ciências Biológicas: as metodologias de ensino de Ciências e a investigação-ação
Rubia Emmel (Responsável)
01/03/2019 - 31/03/2022
Investigação-Formação-Ação e as concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas
Rubia Emmel (Responsável)
01/02/2019 - 31/03/2022
Narrativas de formação em Ciências: processos de investigação-ação de professores em formação inicial
Roque Ismael Da Costa Güllich (Responsável)
01/08/2017 - 31/07/2022
(Re)configurações do trabalho do professor que ensina Matemática Danusa de Lara Bonotto (Responsável) 01/04/2018 - 30/04/2020
Tendências e perspectivas para a Educação em Saúde no Ensino de Ciências e na formação de professores
Eliane Gonçalves dos Santos (Responsável)
16/03/2018 - 08/12/2022