Eventos PPGEC


IV Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino (SEMITE)

De 04 à 06 de dezembro ocorre o IV Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino (SEMITE) que visa promover encontros científicos e pedagógicos entre pesquisadores internacionais que atuem na área da Tecnologia Educacional.

O SEMITE tem sido organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta edição o PPGEC está como instituição Parceira do Evento. As professoras Dra Judite Scherer Wenzel, Dra. Paula Vanessa Bervian e o Pós Doutorando Dioni Pastorio estarão promovendo uma mesa redonda - cujo título é - Um diálogo entre TPACK e as TDIC como Instrumentos Culturais na Formação de Professores de Ciências.

Para maiores informações acesse: https://semite.uern.org/

 


 


EIE - Encontro sobre Investigação na Escola - Rede de Investigação na Escola (RIE)

Os Encontros sobre Investigação na Escola (EIE), promovidos pela Rede de Investigação na Escola (RIE), acontecem no estado do Rio Grande do Sul desde o ano 2000, com periodicidade anual (conforme a tabela dos históricos do evento). O referido evento, organizado inicialmente (as cinco primeiras edições, entre os anos de 2000 e 2005) por um coletivo de professores da UNIVATES, surge a partir de ideias de eventos semelhantes nos anos 1980, desenvolvidos pelo grupo Investigación em La Escuela, com vinculação ao departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales y Experimentales da Universidade de Sevilha.

O EIE tem como proposta de formação a escrita, a leitura e a discussão de relatos de experiências de professores da Escola, da Universidade e de Professores em Formação Inicial. Assim, consiste num evento que prioriza a participação e a interação dos participantes e direciona-se para o público de professores em diferentes estágios de formação, inicial e continuada do Rio Grande do Sul.

Em 2023 o EIE teve sua XVIII Edição em São Francisco de Paula - RS.

A UFFS por meio do PPGEC é a instituição responsável por manter as publicações (acervo) e o histórico destas no site (portal de eventos da UFFS: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/about)


 


SSAPEC e Escola de Investigadores (PPGEC-UFFS)

O Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências (SSAPEC) e a Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências tem como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em Ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC da UFFS, campus Cerro Largo, formar novos pesquisadores a partir do aprofundamento de referências teórico-metodológicas de pesquisa na área de Ensino de Ciências bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores.

A primeira Edição do Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências realizado de 28 a 30 de outubro de 2020, teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação e discussões acerca das pesquisas realizadas no ensino de Ciências.

Em 2022, de 22 a 23 de novembro, o PPGEC realizou a III Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.

 


 


Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias

O PPGEC, por meio da UFFS, faz parte das instituições organizadoras associadas ao X Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. O evento provido pela Universidad Santo Tomás, de Bogotá - Colômbia realizará o evento em formato híbrido entre os dias 11 e 13 de outubro de 2023.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.



CIECITEC

O PPGEC é colaborador do CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – CIECITEC que teve realizada sua 5ª Edição nos dias 14 e 15 de setembro de 2020 e como tema principal "A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável".

Mais informações estão disponíveis na página do evento.


 


ENACED

O PPGEC também é colaborador do Encontro Nacional de Educação (ENACED), evento promovido pela Unijuí que teve sua XXI Edição realizada junto com I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação nas Ciências (SIEPEC), nos dias 25 e 26 de novembro de 2020.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.