Macroprojetos Estruturantes
Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes do PPGEC
Atualmente o Mestrado de Ensino em Ciências possui dois Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes divididos por linhas de pesquisa, coordenados pelas docentes representantes de cada linha:
Macroprojeto associado à linha 1: Políticas Educacionais e Currículo
Título do Projeto: | Políticas Educacionais e Currículo no Ensino de Ciências: diferentes perspectivas |
Descrição: | Considerando as diferentes vertentes do Ensino de Ciências, esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho documental e empírico, com participação ativa de sujeitos de diferentes ambientes. Tem por objetivo identificar, caracterizar, analisar, compreender, problematizar e publicizar distintas perspectivas curriculares, de políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas no Ensino de Ciências em diferentes meios de investigação como livros didáticos, periódicos, eventos, documentos curriculares e entrevistas, entre outros, com aportes teórico-metodológicos da área. Tem como característica ser interdisciplinar, abarcando as diferentes investigações realizadas pelos pesquisadores pertencentes à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Sul. |
Início: | 01/11/22 |
Natureza: | Pesquisa |
Membros do Projeto: |
Rosemar Ayres dos Santos (coordenadora)
Deniz Alcione Nicolay Erica do Espirito Santo Hermel Fabiane de Andrade Leite Neusa Maria John Scheid Neusete Machado Rigo Rosangela Ines Matos Uhmann Rúbia Emmel
|
Macroprojeto associado à linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Título do Projeto: | A Formação de Professores e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências em seus diferentes contextos |
Descrição: | O objetivo deste projeto consiste em compreender aspectos da Formação e Prática docente a partir de diferentes contextos do Ensino de Ciências. Desse modo, o projeto contempla estudos que investigam as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências, o conhecimento e o desenvolvimento profissional docente e diferentes espaços e tempos de formação de professores de Ciências. A abordagem é de cunho qualitativa e visa qualificar e ampliar as compreensões destas temáticas para a pesquisa da área de Ensino de Ciências. |
Início: | 01/11/22 |
Natureza: | Pesquisa |
Membros do Projeto: | Danusa de Lara Bonotto (coordenadora) Eliane Gonçalves dos Santos Judite Scherer Wenzel Paula Vanessa Bervian Roque Ismael da Costa Güllich Sandra Maria Wirzbicki Sinara München |