UFFS tem cinco projetos PET aprovados

Publicado em: 25 de outubro de 2010 10h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 17h03min

Cinco projetos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram aprovados no Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação – um em cada campus. Com as aprovações, serão 60 estudantes envolvidos por 20 horas semanais em atividades de graduação, pesquisa e extensão complementares à sala de aula, com o objetivo de qualificar a formação oferecida nos anos de permanência na universidade.

As instituições de ensino superior foram convocadas pela União, através do MEC e por intermédio da Secretaria de Educação Superior – (SESu) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) a desenvolverem os projetos e a submetê-los à avaliação. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os projetos aprovados terão duração de três anos, sendo facultada a possibilidade de renovação por mais três. Poderão participar de cada projeto, até 12 estudantes selecionados a partir de processo instituído por Edital da UFFS sob a coordenação da Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. O estudante contará com bolsa de estudos no valor de R$ 360 durante o período em que estiver no grupo. O professor tutor de cada projeto também receberá uma bolsa para o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das atividades dos alunos do grupo.

Segundo a diretora de Organização Pedagógica, Zenilde Durli, 18 projetos foram avaliados pela comissão interna da UFFS (formada por um professor de cada campus), conforme previa o edital. Em geral, a comissão considerou os projetos de qualidade, com conteúdo e propostas relevantes para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da UFFS.

O próximo passo, conforme ela, será a publicação, pelas pró-reitorias de Graduação e Extensão e Cultura, de um edital regulamentando a seleção dos estudantes na participação dos projetos, o que deve ocorrer ainda em 2010. A fase de execução dos projetos inicia em 2011

Saiba mais sobre o PET:
Objetivos
1.Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
2.Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
2.Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
3.Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
4.Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
6.Estimular a vinculação dos grupos à áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

Projetos da UFFS aprovados
1) Projeto envolvendo o curso de Medicina Veterinária, apresentado pelo professor Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto, do campus de Realeza.
2) Projeto envolvendo o Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química, apresentado pelo professor Mestre Roque Ismael da Costa Güllich, do Campus de Cerro Largo.
3) Projeto envolvendo os cursos de Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia, apresentado pelo professor Dr. Thiago Ingrassia Pereira, do campus de Erechim.
4) Projeto envolvendo os cursos de Pedagogia e Letras, apresentado pela professora Mestre Mary Stela Surdi, do campus de Chapecó.
5) Projeto envolvendo os cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Educação do Campo, apresentado pelo professor Dr. Pedro Ivan Christoffoli, do campus de Laranjeiras do Sul.