UFFS informa sobre bolsas da CAPES
A Coordenação anunciou, nesta semana, corte de bolsas. UFFS ainda não foi atingida

Publicado em: 10 de maio de 2019 13h05min / Atualizado em: 16 de maio de 2019 10h05min

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou nesta semana sobre a suspensão de bolsas de mestrado e doutorado. A pasta teve um corte de R$ 830 milhões em seu orçamento. O quadro, a princípio, é de indisponibilidade de bolsas de estudos em vários programas.

Situação na UFFS:

Pós-graduação

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, até esta sexta-feira, 10 de maio, a UFFS não teve informação de que teve alguma das bolsas de pós-graduação cortada ou recolhida. A UFFS, atualmente, não tem nenhuma bolsa CAPES ociosa. Os recursos do PROAP também não foram cortados até o momento.

A UFFS oferta 15 mestrados, 2 doutorados interinstitucionais, 53 residências médicas e 1 programa de residência multiprofissional, além de especializações.

Bolsas CAPES para a pós-graduação na UFFS:

Programa de Demanda Social: 32

Programa Nacional de Pós-Doutorado: 4

PIBID, Programa Bolsa Residência Pedagógica

Em relação às bolsas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Bolsa Residência Pedagógica (PBRP), a Pró-Reitoria de Graduação da UFFS informou que não há, ainda, manifestação oficial por parte da Capes sobre recolhimento de bolsas. No entanto, o sistema está bloqueado para inclusão e exclusão de bolsistas e para alterações cadastrais.

Atualmente, a UFFS tem 20 cotas de BRP e 1 cota do PIBID não ocupadas em função da necessidade de substituição de alunos nos programas. A não ocupação é momentânea, não há ociosidade de bolsas.

Atualmente os programas PIBID e Residência Pedagógica da UFFS contam com mais de mil alunos realizando projetos de iniciação à docência e residência pedagógica em mais de cem escolas Educação Básica dos três estados do Sul do Brasil. De acordo com o estimado pela Pró-Reitoria, caso se concretize o recolhimento das cotas não ocupadas também nesses programas, o impacto seria de, aproximadamente, R$ 305.600,00 e afetaria cerca de 150 estudantes da universidade.

Programa Idiomas Sem Fronteiras

De acordo com a Assessoria para Assuntos Internacionais, as bolsas que a CAPES mantém no Programa Idiomas Sem Fronteiras, para professores, serão pagas até o fim da oferta 3. A oferta 4 será cancelada. No caso da UFFS, a oferta 3 termina no final deste semestre. Atualmente a UFFS tem uma bolsa de professor do programa.

As bolsas de professores dos cursos de Língua Espanhola e Língua Portuguesa ofertadas pela UFFS através do ISF, já são pagas pela própria UFFS. A Capes também anunciou corte das bolsas do ISF de coordenadores de idioma e de coordenadores gerais, mas a UFFS não recebe essas bolsas, esse trabalho é realizado de forma voluntária por servidores da Instituição.

A assessora para Assuntos Internacionais da UFFS, Maria Helena Cordeiro, afirma que o “grupo do ISF, formado pelos gestores nacionais e pelos representantes de todas as universidades, busca uma articulação para criar formas alternativas de resistência, para não deixar o programa acabar”.