Cursos da UFFS aparecem entre os melhores do país e da região Sul em avaliação do Inep
O conceito preliminar de curso foi divulgado na terça-feira, dia 18

Publicado em: 19 de dezembro de 2018 14h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2018 08h12min

O Inep divulgou, nesta semana, o conceito dos cursos de Graduação avaliados no país. Os dados são referentes a 2017.

Nesse ciclo de avaliação, a UFFS teve 27 cursos avaliados. Dois cursos obtiveram o conceito máximo: Matemática, do Campus Chapecó, e Letras – Português e Espanhol, do Campus Realeza, ficaram com conceito 5.

Entre todos os cursos de Matemática do país (ofertados por instituições públicas ou privadas), o curso de Matemática, do Campus Chapecó, ficou com o 3º melhor conceito. Se considerarmos somente o Sul do país, o curso ficou na segunda posição.

Já o curso de Letras – Português e Espanhol, do Campus Realeza, tem o 4º melhor conceito do Brasil (entre os cursos ofertados por instituições públicas ou privadas), e o 3º conceito do Sul do Brasil.

O curso de História, do Campus Chapecó, também teve destaque nesse ciclo avaliativo. Entre os cursos ofertados por instituições federais, ele ficou com o 2º melhor conceito do país e também do Sul do Brasil. O curso de Pedagogia, do Campus Erechim, também nessa dimensão, ficou com o melhor conceito do Sul do país.

Confira o desempenho dos cursos da UFFS que foram avaliados, considerando o segmento “universidade pública federal”:

Campus Erechim

CPC

Posição no ranking sul do país

Posição no ranking no país

Arquitetura e Urbanismo

Ciências Sociais

3

3

Campus Chapecó

Ciência da Computação

Ciências Sociais

5

Campus Realeza

5

Ciências Biológicas

Campus Cerro Largo

Ciências Biológicas

Campus Laranjeiras do Sul

Engenharia de Alimentos

4

O CPC de todos os cursos da UFFS podem ser conferidos na página da Procuradoria Educacional Institucional, no menu Conceito de Cursos.

O CPC

Esse Indicador de Qualidade da Educação Superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) observa quatro dimensões para avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os parâmetros usados nos cálculos são:

- Nota do Enade

- Valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes – IDD

- Perfil do corpo docente (regime de trabalho e titulação)

- Percepção discente sobre as condições do processo formativo – questionário do estudante no Enade

Ao todo, 10.210 cursos tiveram os conceitos CPC divulgados. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados pelo Inep são expressos em faixas, descritas em uma escala de valores de 1 a 5.