UFFS continua engajada na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti
Comunidade acadêmica e regional pode comunicar possíveis locais de criadouros do mosquito

Publicado em: 31 de maio de 2019 11h05min / Atualizado em: 31 de maio de 2019 14h05min

A Universidade Federal da fronteira Sul continua implementando ações de prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no âmbito das instalações dos seis campi da Instituição. O trabalho iniciou em julho de 2018 e vem sendo implementado por servidores designados pela Portaria Nº 513/GR/UFFS/2019.

A ação segue determinação do Ofício Circular nº 194/2018-MP, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, referente a providências permanentes de identificação e eliminação de eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, nas dependências das entidades públicas federais.

O Departamento de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou informações atualizadas sobre as ações propostas até o momento. Conforme dados do setor, disponíveis na plataforma aedes.sigelu.com, do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, foram realizadas, até o momento, 89 vistorias e 17 treinamentos nos campi da UFFS.

Integrantes da comunidade acadêmica e regional envolvidos com os campi da UFFS podem participar da campanha acessando um instrumento criado especificamente  para identificar e encaminhar providências no caso de encontrarem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nas áreas da Universidade. Trata-se do link “UFFS contra o Aedes”, disponível na parte inferior da página inicial, na coluna da direita.

Depois de acessado o link, é preciso o preenchimento de alguns campos, como nome, e-mail, vínculo com a UFFS, campus e local detalhado do possível criadouro. Em seguida as informações são recebidas pelo Departamento de Gestão Ambiental, que aciona os membros da Comissão responsável pelas ações rotineiras de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito em cada um dos campi da UFFS e na Unidade Reitoria.