PIBID e Residência Pedagógica realizam seminários integrados
Os encontros são para avaliação e encerramento dos programas

Publicado em: 03 de dezembro de 2019 18h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2019 10h12min

Os cinco campi da UFFS participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) estão realizando seminários integrados de encerramento das atividades relativas aos editais 6 e 7 CAPES/2018 e de avaliação dos programas no âmbito da Instituição, por meio de cada subprojeto, núcleo e dos cursos envolvidos.

Os seminários acontecem até o dia 10 de dezembro.

Campus Laranjeiras do Sul

A atividade ocorreu no dia 22 de novembro com a Conferência “A relação entre a universidade e as escolas de Educação Básica no contexto atual: uma análise a partir dos programas Residência Pedagógica e PIBID”, ministrada por Alessandro de Melo (UNICENTRO – Campus Guarapuava), seguida por uma mostra de trabalhos realizados nas escolas, reunião de avaliação e socialização das avaliações.

Campus Chapecó

A primeira atividade ocorreu no dia 27 de novembro com a palestra "Políticas educacionais e os programas de iniciação à docência - PIBID e RP: avaliações e perspectivas", ministrada por Nilson de Souza Cardoso, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID e do Residência Pedagógica – Forpibid-RP.

A segunda atividade acontecerá na tarde do dia 11 de dezembro, quando será realizado o Seminário Avaliativo do PIBID e do RP, bem como uma mostra fotográfica dos trabalhos e das atividades desenvolvidas nas escolas.

Campus Cerro Largo

O evento ocorre nesta terça-feira, dia 3, com o Seminário Integrado PIBID, PET e Residência Pedagógica, que iniciará com a palestra “A relação Universidade-Escola de Educação Básica no processo de formação inicial de professores”, com Arisa Araújo da Luz, Diretora regional da UERGS, seguida de seminário de avaliação dos programas, apresentação artística e mostra de trabalhos dos programas em ações realizadas nas escolas, além de sarau com declamação de poesias e apresentação de cantos e oficinas de chimarrão e abayomis.

Campus Erechim

O Campus Erechim promoverá o seminário no dia 5 de dezembro com a palestra “A importância da relação universidade-escola no processo de formação inicial de professores”, com Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), seguida de socialização das experiências e autoavaliação dos subprojetos.

Campus Realeza

A última atividade acontece em Realeza, no dia 10 de dezembro. O encontro inicia com a palestra “Quando a beleza exterior também importa: design de materiais de ensino”, ministrada por Carolina Fernandes Alves Pastoriza (UFSM) e terá mostra de materiais didático-pedagógicos, rodas de conversa e plenárias de avaliação.

A Pró-Reitoria de Graduação aguarda o lançamento dos novos editais pela CAPES para que a UFFS possa apresentar, novamente, uma proposta institucional para cada programa.

Galeria de Imagens: